sem categoria

bolo mousse de maracujá e chocolate

Estava com vontade de fazer um bolinho nesta semana, pela passagem do aniversário da minha mãe. Escolhi o bolo mousse de maracujá e chocolate, pois todos aprovaram quando fiz no meu aniversário. Teria ficado lindo se eu não tivesse tentando colocar a calda de brilho e sementes em cima do chantily. Não sei se em confeitarias eles têm alguma técnica especial, o fato é que o meu chantily abriu e sobraram algumas craterinhas. Bem, o sabor continua divino, mas da próxima vez eu faço do jeito que sempre fiz, sem chantily.

bolo mousse de maracujá e chocolate

Comece fazendo a mousse de maracujá e a calda de brilho, para que já estejam frios quando você for montar o bolo.

Mousse de maracujá
• 1 lata de leite condensado
• 1 lata de suco concentrado de maracujá
• 1 lata de creme de leite
• 1/2 pacote de gelatina sem sabor

Junte o leite condensado, o suco, o creme de leite e bata no liquidificador por aproximadamente 5 minutos. Desidrate a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e junte no liquidificador. Coloque a mousse em um recipiente bem seco e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por aproximadamente 30 minutos.

Calda de brilho
• 1/2 xícara de água
• 2 maracujás
• 1 xícara de açúcar
• 1 colher de sopa de amido de milho

Junte tudo e leve ao fogo até ferver. Reserve.

Pão de ló
• 7 ovos
• 7 colheres de sopa de açúcar
• 7 colheres de sopa de farinha de trigo
• 4 colheres de sopa de chocolate em pó (usei 6 de achocolatado)
• 1 colher de sopa de fermento em pó

Na batedeira, junte os ovos e bata por 2 minutos. Peneire o açúcar e junte as colheres uma a uma. Bata por aproximadamente 5 minutos, até dobrar de volume e virar um creme leve. Peneire a farinha de trigo, o fermento, o chocolate em pó e misture esses ingredientes secos. Desligue a batedeira e junte, aos poucos e delicadamente, os ingredientes secos. Leve ao forno médio por 30 minutos.

Cobertura de chocolate
• 250 gramas de chocolate ao leite
• 1 lata de creme de leite
• 1/2 pacote de gelatina sem sabor

Leve o chocolate e o creme de leite ao fogo baixo até derreter. Desidrate a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Junte tudo e mexa mais um pouco. Reserve.

Montagem
Espere o bolo esfriar e corte em duas partes. Molhe as duas metades(usei uísque, pois acho o refrigerante muito doce e não gosto de molhar com leite). Disponha a primeira metade na forma de servir. Cubra com uma quantidade generosa de mousse de maracujá. Disponha a segunda metade e cubra com a cobertura de chocolate (que deve ser preparada somente quando for montar o bolo, pois ele pode endurecer por causa da gelatina). Eu teria parado aqui e colocado a calda de brilho em cima do chocolate, mas ficaram insistindo para que eu fizesse um chantily. O problema é que a calda de brilho fez o chantily desmontar e eu não sei como resolver isso. Então, se você for fazer é melhor colocar a cobertura de chocolate e cobrir com a calda de brilho e pronto. Outra opção é reservar um pouco da mousse para colocar em cima do chocolate, também fica bonito.

6 pensamentos sobre “bolo mousse de maracujá e chocolate

  1. Oi Karina!!! Tudo bem?! Q saudades de vc amiga!!! Q linda está a ML… ô meu Deus do Céu!!! rsss… Não tenho entrado no Blog, sem tempo…vou voltar com ele em 2008!!! Hoje resolvi passar por aqui para te dizer q te adoro!!! E q não esqueço de vcs nunca!!! Feliz Natalllllllll e quero fazer um bolo desses daí…rssss.

  2. Oi! Estava procurando uma receitinha de bolo um pouco diferente e achei o seu, fiz no aniversário do meu marido Dia 12/07/2009. Todo mundo adorou, até quem não gosta muito de chocolate comeu e se lambuzou. Não sei que chantily você usou, mas eu usei o de saquinho industrial que fica mais firme, pois o de caixinha fica meio mole, fiz uns biquinhos tipo rosinhas com saco de confeitar nas extremidades do bolo e coloquei a geléia de brilho JÁ FRIA. Como eu sabia que ia sobrar mais ou menos umas 4 colheradas generosas de chantily, misturei cada 2 colheres em cada creme para ficar mais leve… Noooooosssa, maravilhoooooso… Parecia bolo de confeitaria. Obrigado pela receita, além do mais pude usar minha imaginação que ficou muito bom. PARABÉNS!

  3. Oi Simone, fiz esse bolo há tanto tempo que nem lembrava.. aposto que o seu ficou lindo. Se fez foto, manda o link pra gente, pois acho que o seu ficou muitoo mais bonito. Bjos e obrigada pela visita.

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

