sem categoria

cupcakes, o retorno

Domingo tentei fazer a receita dos cupcakes da Nigella. A receita é para 12 cupcakes, mas acho que daria para fazer mais um ou dois, pois cresceram muito e chegaram a transbordar, ou seja, eu poderia ter colocado menos massa nas forminhas.

Uma coisa que me frustra um pouco é não encontrar as forminhas estampadas. Por aqui só consigo comprar as brancas, azuis ou rosa, que não têm muita graça. Outro problema é que não tenho as fôrmas de silicone ou aquela grande, para muffins, da tramontina. E do jeito que as coisas andam não vou poder comprar tão cedo. Desta forma, tenho de me contentar com os bolinhos tortos e sem definição.

Bem, vamos ao que interessa, a receita da massa básica dos cupcakes.

Ingredientes
• 125 g de farinha de trigo
• 125 g de açúcar
• 125 g de manteiga
• 2 ovos
• 1/2 colher de chá de baunilha
• 2 colheres de sopa de leite
(acrescentei 1 colher de chá de fermento

Modo de preparo
Bata tudo no processador, exceto o leite, que deve ser acrescentado por último. Coloque 1 colher de massa em cada forminha e leve para assar em forno quente por 20 minutos.

Cobertura
• 300g de açúcar de confeiteiro
• 2 claras
• suco de limão

Modo de preparo
Bater as claras em neve na batedeira, juntar o açúcar e o limão. Espalhar sobre os bolinhos. Fiz apenas metade da receita, ou seja, 150g de açúcar e 1 clara, mesmo assim deu para cobrir 12 bolinhos tranqüilamente. Particularmente, não gostei dessa cobertura, pois achei muito doce. Da próxima vez vou fazer de chocolate.

7 pensamentos sobre “cupcakes, o retorno

  1. Karina eu também achei tão lindinhos!! Olha eu acho que encontrei as forminhas estampadas num lugar aqui eu ainda vou lá ver de perto se realmente tiver eu mando pra ti, tá?!

  2. Patrícia, visitar o SaladaDigital é sempre um prazer, então nem precisa agradecer…Pati e Eliana, minhas experiências com bolinhos ainda não chegaram nem aos pés dos que vejo por aí. Obrigada pelo comentário e incentivo.Bjos

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

