sem categoria

crumble de neston e maçãs

crumble de neston e maçãs

Para comemorar o fato de que emagreci 3 quilos em pouco mais de uma semana — e vamos esquecer aquela história de que me joguei no sorvete, na batida de morango e nos cupcakes —, resolvi testar uma receita de crumble de aveia com maças, que vi lá no Panelinha. Fiz uma adaptação básica, já que eu não tinha alguns ingredientes em casa, e ficou delicioso. A minha receita foi feita meio no olho, então usei medidas aproximadas. Se você tiver alguma dúvida, melhor seguir a do site.

ingredientes
• 1 1/2 xícara de neston
• 1 colher de sopa de farinha de trigo
• 1 colher de sopa de açúcar refinado (não gosto muito doce)
• 1 colher de sopa de uvas passas brancas
• 1 colher de sopa de uvas passas pretas
• 2 colheres de sopa de castanha do caju triturada
• 100g de manteiga
• 4 maçãs fuji

modo de preparo
Misture o neston, a farinha, o açúcar, as uvas e a castanha. Derreta a manteiga ou corte em cubinhos e junte aos ingredientes secos. Misture com a ponta dos dedos e reserve esta farofa. Lave bem as maças, retire as sementes e a casca (particularmente, gosto de usar as maçãs com casca, pois contêm fibras e fazem bem para o corpo e alma) e corte em fatias. Regue com o suco de limão e mexa bem para que toda a maçã receba o líquido, caso contrário ela ficará preta e feia. Unte uma forma com um pouco de manteiga, distribua as maçãs e cubra com a farofa. Não aperte muito para não virar uma pasta, a idéia é que seja uma farofa distribuída de forma aleatória. Cubra com papel alumínio e leve ao forno quente por aproximadamente 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais 15 minutos. Sirva quente ou frio, com ou sem sorvete…

Curiosidade
Crumble é uma receita inglesa. Sua tradução literal é esfarelar e parece mesmo uma farofa. Você pode fazer o crumble com os ingredientes que quiser, desde que não altere a textura, que deve ser a de uma farofa. Tradicionalmente ela deve ser feita com frutas como maças e pêssegos. Sua massa irregular é distribuída sobre as frutas, que podem ser cozidas, ou sobre algum creme.


9 pensamentos sobre “crumble de neston e maçãs

  1. Receitinha saudável e leve. Eu também estou precisando perder 4,5kg depois desse período de festas e férias. Pelo menos você já começou e eu preciso criar vergonha. Boa sorte! Bjs.

  2. Meninas, eu só consegui perder quase 3 quilos em pouco mais de uma semana porque estou muitooo acima do peso. Dizem que esses primeiros são os mais fáceis. Ontem fui na farmácia e não resisti. Subi na balança e percebi que dos 82,1, pulei para 82,9kg, fiquei meio desanimada, mas só volto a pisar na balança uma vez por semana.. e não pensem que eu fico sem comer o que gosto, não adianta, não aguento. Bjos

  3. ei karina, também não conhecia seu cantinho.. amei!!! sou nova por aqui e ainda estou sapeando os cantinhos… ja guardei o seu link!! vou visita-la sempre:)nunca experimentei crumble… é uma boa dica pq também estou em guerra com a nbalança…srs… bjs dani

  4. Oi Sylvia, se o seu marido gosta de Neston, experimenta essa receitinha, é uma delícia.Mari, ainda não tive tempo de dar uma olhada no seu cantinho com atenção, mas já linquei por aqui para visitá-lo sempre… bjosGatinha, obrigada pela visita. Tb linquei você por aqui e depois passo na sua cozinha para dar uma olhadela nos quitutes..

  5. Sou apaixonad pello seu blog…tomei a liberdade de colocá-lo no meu blog,se importa???ainda “roubei” coisinhas dele…mas coloquei o crédito…meu blog éwww.dicassobretudo.blogspot.comse não gostar,deixe-me um recado,eu retiro!!!Parabéns pelo blogg maravilhoso!!!Aliás,vc é maravilhosa!!!

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

