sem categoria

bolo floresta negra

Hoje é aniversário da minha pimpolhina. Ela completa dois anos e estou me preparando para receber alguns amigos no próximo domingo pra comemorar a data. Mas resolvi fazer um bolinho porque consegui o dia de folga. Meus irmãos chegaram mais cedo, trouxeram as namoradas, alguns amigos apareceram e cantamos parabéns para uma mocinha muito contente. O bolo foi um floresta negra improvisado com a minha receita de pão-de-ló.

Ingredientes da massa
• 6 ovos
• 6 colheres de sopa de açúcar
• 6 colheres de sopa de farinha de trigo
• 4 colheres de sopa de cacau em pó
• 1 colher de sopa de fermento

Recheio/cobertura
• 250 ml de chantily Bünge
• 200 g de cereja maraschino
• 300 g de chocolate ao leite

Modo de preparo
Não poderia ser mais fácil. Peneire a farinha, o cacau (chocolate em pó/ou achocolatado) e o fermento. Misture e reserve. Junte os ovos na batedeira e bata por dois minutos em alta velocidade. Junte as colheres de açúcar, uma a uma. Continue batendo por cerca de 10 minutos, até triplicar de tamanho e virar um creme fofo. Desligue a batedeira e misture, aos poucos e em movimentos suaves, a farinha/cacau/fermento. Leve para assar em forno médio pré-aquecido e assadeira (22 cm) untada com margarina por aproximadamente 20 minutos ou até que espetando um palito ele saia limpo. Desenforme depois de frio e corte na horizontal em três partes (cortei ao meio).

Abri minha embalagem de 1 litro de chantilly, bati cerca de 250 ml de acordo com as instruções da embalagem e congelei o restante. Pique as cerejas grosseiramente, misture em metade do chantily batido, junte 1 pouco da calda e reserve. Coloque um disco do bolo na assadeira onde foi assado e molhe bem a massa com leite (ou guaraná, ou calda de açúcar, ou martini, ou qualquer coisa que você queira). Espalhe o chantily e as cerejas e depois polvilhe uma camada de chocolate picado. Cubra com o outro disco, molhe bem novamente e desenforme no prato de servir. Cubra com o chantily restante e aí a criatividade fica por sua conta… eu coloquei uma camada de raspas de chocolate e enfeitei com umas cerejas e algumas joaninhas de açúcar que sobraram dos cupcakes, pois não sei trabalhar com os bicos de confeitar.

6 pensamentos sobre “bolo floresta negra

  1. Parabéns para sua pequena e para vc também como mãe e como arteira,seu bolo ficou lindo.Aqui em casa também preparo um bolinho no dia certo do aniversário,que geralmente é antes da festa.BjsNani

  2. parabéns para a tua filhota e para ti também, pelo facto de teres sido mãe e de teres feito um bolinho tão bonito.adorei as bonecas “puca” atrás do bolo.

  3. Karina querida, parabéns para a pimpolha. e que bolo mais lindo. Adorei os bonecos também. Olha, o maço de rabanete na feira às vezes custa entre 50 – 60 centavos da libra.desculpe a demora em responder.

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s