sem categoria

croissant delícia

croissant de chocolate ou goiabada para a hora do lanche

croissant de chocolate ou goiabada para a hora do lanche

Aprendi esta receita em uma aula da Dhema Rosário e confesso que fiquei meio decepcionada. O panfleto dizia “aula de croissant folhado de chocolate”. A ideia era aprender a fazer a massa folhada e variar o recheio, que pode ser doce de leite, goiabada com queijo, bananada, etc. O problema é que a massa não ficou folhada nem na aula/degustação, nem quando fiz em casa. Então fica só croissant de chocolate. Se tiver coragem vou testar a receita novamente sem a margarina de folhear, pra ver se dá muita diferença. Se alguém tentar em casa, manda um e-mail pra pra contar como foi a experiência.

ingredientes
• 4 colheres de sopa de açúcar
• 100g de margarina
• 2 ovos
• 500ml de água
• 250ml de leite
• 1kg de farinha de trigo (aproximadamente)
• 60g de fermento para pão (usei 10g de fermento seco)

ingredientes para folhear
• 300g de margarina para folhear em temperatura ambiente
• 1/2 xícara de farinha de trigo

modo de preparo
Numa vasilha, junte o açúcar, a margarina, os ovos e mexa bem com um garfo. Junte a água, o leite e vá dando o ponto com a farinha. Não coloque toda a farinha de uma vez. Neste ponto não tem jeito, você vai ter de colocar a mão na massa. Vá sovando e, se precisar, acrescente mais farinha (aos poucos). Jogue a massa em uma superfície seca e limpa e sove, sove, sove… deixe a massa descansar durante cinco minutos, coberta com um pano de prato limpo. Em outra vasilha, coloque a margarina para folhear em temperatura ambiente e junte 1/2 xícara de farinha de trigo. Misture bem, vai virar uma pasta. Volte à massa. Faça uma bola e puxe quatro pontinhas. É aí que você vai colocar a margarina. Feche essas pontas e, com o rolo, comece a alisar a massa. Abra bem a massa e dobre, abra novamente e dobre, abra e dobre.. você vai perceber quando a margarina incorporar na massa, aí pode parar (neste ponto, você pode congelar por até três meses. Para descongelar é só colocar na geladeira de um dia para o outro e usar). Bem, aí vem a parte fácil e cansativa, pois rende muito… abra a massa, corte retângulos e enrole os croissants com o recheio que desejar: fiz de chocolate e goiabada. Pincele com uma gema e leve para assar em forno pré-aquecido. Rende aproximadamente 50 croissants médios.

Anúncios

10 pensamentos sobre “croissant delícia

  1. Karina, ficaram lindos, ainda mais de chocolate. Delicia !!!!. Ando a procura do croissant perfeito. Já testei tres receitas e nada. Ficam bons , mas nao como quero. Acho que o problema esta na farinha, ou na manteiga com muita agua. Sei lá. Mas nao desisto até que saiam como queroBeijos

  2. Êba, layout novo! Lindão ele!Eu gostei da receita, Karina… Será que o truque não seria abrir a massa mais fininha ainda e exagerar um pouco mais na manteiga na hora de “folhear”? Tenta fazer com a manteiga derretida mesmo, talvez ajude…Eu amo croissant, de chocolate então… Aiaiaiai!Beijinhos!

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s