sem categoria

torta de morango

foto alexsander ferraz

Fui transferida de setor e acho que até dezembro trabalho na revista. Depois de babar nas fotos que o Alexsander Ferraz faz para as colunas Boa Mesa e Programa Legal, combinamos que sexta-feira é dia de sobremesa e a cada semana um é eleito o cozinheiro da vez. O legal é que não pode ser docinho comprado, tem de colocar o avental e suar a barriga na frente do fogão. A cozinheira da vez foi a Nathália, que fez torta de morango. Estava deliciosa e me instigou a fazer uma em casa, no fim de semana, pois tinha alguns morangos orgânicos na geladeira. A mocinha ficou de passar a receita para que eu pudesse postar no blog, mas acho que esqueceu (merece até um puxão de orelha!). Abaixo segue a minha receita, que é com massa de bolacha triturada, porque no fim de semana eu queria mesmo é abreviar o tempo na cozinha para sair e bater perna, rs.

foto alexsander ferraz

Ingredientes da massa
• 1 pacote de bolacha maisena
• 100g de manteiga em temperatura ambiente (na falta eu também uso margarina)
• 1 lata de leite condensado
• 1 lata de leite (use a lata de leite condensado como medida)
• 1 lata de creme de leite
• 3 gemas passadas na peneira
• 1 colher de chá de essência de baunilha
• 2 colheres de sopa de amido de milho (dissolvidas no leite)
• 1 caixa de morangos
• 1 caixinha de gelatina de morango

Modo de preparo
Lave bem os morangos e escorra. Seque com papel toalha e retire os cabinhos. Eu cortei os morangos ao meio, mas a Nathália usou inteiros. Reserve.

Para fazer a massa, triture as bolachas no liquidificador ou processador e, com as mãos, misture a manteiga. Forre o fundo e a lateral de uma forma redonda de aro removível (25cm). Fure a massa com um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos.

Enquanto isso, faça o creme. Junte o leite condensado, o leite + amido de milho, as gemas e a essência de baunilha em uma panela. Leve tudo ao fogo baixo até engrossar. Quando estiver soltando do fundo, desligue o fogo, coloque o creme de leite e mexa bem. Reserve.

Agora é fácil, só montar!!!!!!!!! Espalhe o creme em cima da massa. Coloque os morangos de um jeito que fique bem bonito, rs, e prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem (usei metade da gelatina, se quiser faça meio pacote… fiz tudo e espalhei em copinhos, que a Maria Luiza devorou no dia seguinte). Com muito cuidado para não fazer buraco no creme, coloque a gelatina por cima dos morangos até cobri-los totalmente (talvez uma colher ajude). Depois é só levar para a geladeira de um dia para o outro e está pronta para saborear. Tá, tá, se a pressa for muita dá para comer em três ou quatro horas.

karina batista

Anúncios

8 pensamentos sobre “torta de morango

  1. Acabei de fazer essa receita, ainda não sei qual vai ser o resultado. Acredito q um pacote apenas de biscoito de maisena foi pouco, gostaria de saber se ficaria bom da próxima vez acrescentar um pouco mais de biscoito de maisena.

  2. Kate, a quantidade de biscoitos depende de como vc gosta a massa. Eu, depois de treinar muito, consigo fazer a massa fininha. Mas é questão de gosto. Se quiser colocar mais, não tem problema. Beijão

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s