sem categoria

bolo prestígio a minha moda

bolo prestígio e brigadeiro de ovomaltine para comemorar idade nova

Para comemorar idade nova — se é que a gente tem motivo para comemorar depois dos trinta — levei para o trabalho bolo prestígio a minha moda e brigadeiro com cacau e Ovomaltine. Acho que estava bom, pois não sobrou um pedacinho sequer para contar a história. Em casa, com a família, vou repetir a receita, mas não sei se o bolo vai ser o mesmo.

ingredientes da massa
• 9 ovos
• 9 colheres de açúcar
• 9 colheres de farinha de trigo
• 4 colheres de cacau em pó (use + 2 se usar achocolatado)
• 1 ½ colher de fermento em pó

ingredientes do recheio
• 1 lata de leite condensado
• 1 lata de creme de leite
• 1 pacote de coco ralado

ingredientes da cobertura
500g de chocolate meio amargo (usei 300g + 200g ao leite)
1 pacote de gelatina incolor*
1 lata de creme de leite

modo de preparo
Em um recipiente seco, peneire a farinha de trigo, o cacau em pó e o fermento. Misture tudo e passe pela peneira novamente. Reserve. Unte com margarina somente o fundo* de uma assadeira redonda grande (27cm). Ligue o forno. Junte os ovos na batedeira e bata por 5 minutos ou mais, até o volume triplicar. Acrescente, aos poucos, o açúcar (que também deve ser peneirado). Bata mais 5 minutos, até virar um creme claro e fofo. Desligue a batedeira e, com a ajuda da peneira e um batedor de arame, vá a acrescentando a mistura de farinha+cacau+fermento. Não coloque tudo de uma vez, vá aos pouquinhos, peneirando e misturando delicadamente com o batedor. Coloque na assadeira e deixe assar entre 20 e 25 minutos. Quando der 20 minutos, faça o teste do palito e veja se há necessidade de deixar mais. Desenforme o bolo ainda quente e deixe esfriar em uma grade.

Enquanto isso, faça o recheio. Coloque o leite condensado e o coco ralado em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando começar a engrossar, junte o creme de leite e mantenha no fogo (ainda mexendo), por mais cinco minutos, até encorpar novamente. Deixe esfriar. Quando o bolo estiver frio, você pode cortá-lo em dois ou três discos, usando uma faca de pão e recheá-lo. Desta vez, resolvi fazer diferente. Com a ajuda de uma faquinha afiada, retire toda a película do bolo. Corte em fatias de aproximadamente 2 cm e monte na própria assadeira. Uma camada de bolo, uma generosa camada de calda espessa — feita com 1 copo de leite, 2 colheres de cacau em pó e um pouquinho de leite condensado, que você pode deixar reservado do recheio —, o recheio de coco, outra camada de bolo e uma última camada de calda.

Leve à geladeira por duas horas, para só então cobrir com a cobertura de chocolate, que você vai fazer assim: hidrate a gelatina com 2 colheres de sopa de água. Pique o chocolate e leve ao micro-ondas, em potência média, durante dois minutos. Retire e mexa bem com uma colher. Se for necessário, volte ao micro-ondas até derreter tudo. Junte o creme de leite e mexa bem, até ficar lisinho e brilhante. Leve a gelatina ao micro-ondas por 15 segundos e incorpore ao chocolate. Cubra o bolo e enfeite a sua maneira. Eu coloquei apenas três cerejas e pronto, ficou lindo.

1) Usei a gelatina porque estava um calor infernal e o bolo viajou meia hora de carro, de casa para o trabalho. Foi por isso que ele sobreviveu, intacto. Se não estiver quente, a gelatina é dispensável.

2) Uma amiga ensinou a não untar as laterais da assadeira, para que o bolo fique retinho e não entorne para dentro. E não é que dá certo!!! Como não pensei nisso antes?? Faz muito sentido.

Anúncios

10 pensamentos sobre “bolo prestígio a minha moda

  1. Que delicia de bolo,vou seguir o conselho de nao untar as laterias. Meus bolos sempre saem muito feios e ou afundam ou crescem em cone ;( Beijos

  2. Que legal seu blog…Estava procurando alguma coisa referido ao artesanato quando de repente apareceu maria carambola, achei interessante e resolvi dar uma espiadinha… que legal, muito interessante. Esse bolo então nem se fala. Sempre faço bolo prestígio mas o meu recheio não leva creme de leite, acho que vou testar, rsrs. Gostei também da dica de não untar a forma, geralmente eu jogo a forma de cima para baixo sobre a mesa para sair o ar da massa, mas é uma barulheira, acho que do seu jeito é mais silencioso né? rsAh! vou deixar meu e-mail para contato caso queira sei lá, ou caso eu ganhe o livro né, rsrs.Xero!

  3. Estava procurando uma receita para fazer o bolo da Izeni, o níver dela é dia 30/03. Não tenho batedeira :(Será que fica legal se bater a mão?Obs: estou concorrendo ao livro? :DBeijimShersherlofira@gmail.com

  4. Pingback: 50 receitas de bolos | mariacarambola

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s