sem categoria

fritada de batata

Não como gordura há algum tempo e é por causa disso que as receitas andam rareando aqui. Dando uma olhada no arquivo de fotos, encontrei essa fritada de batata, feita no mês passado ou retrasado. Experimentei um pedacinho e o pessoal se encarregou do resto. Para a primeira experiência, ficou bem saborosa. Mas, se fosse fazer novamente, deixaria um pouquinho mais fina (pois gosto mesmo é da casquinha crocante), e usaria apenas um ovo e metade da farinha de trigo. A receita foi adaptada do Tudo Gostoso.

Fritada de batata

Ingredientes
• 4 batatas grandes
• 2 ovos
• queijo de sua preferência ralado
• 1/2 cebola picadinha
• 1/2 xícara de salsinha e cebolinha
• 3 colheres de sopa de farinha de trigo
• 1/2 colher de sopa de fermento em pó
• 3 colheres de sopa de leite

Prepare a batata
Leve uma panela com 1 litro de água ao fogo. Quando levantar fervura, junte as batatas descascadas. Abaixe o fogo e deixe ferver por 10 minutos cravados. Retire as batatas e deixe esfriar. Se quiser, coloque as batatas alguns minutos no congelador. Não deixe congelar, o que queremos é uma batata firme.

Modo de preparo
Passe as batatas geladas no lado grosso do ralador e coloque em uma vasilha grande. Bata os ovos com um garfo e junte às batatas. Acrescente a cebola, salsinha, cebolinha e outros temperos que você queira. Mexa bem e tempere com sal. Junte a farinha de trigo, o fermento em pó e, se ficar muito seco, as colheradas de leite. Por último, coloque o queijo e incorpore bem.

Você ainda vai precisar de uma frigideira antiaderente e de uma espátula. Pegue colheradas da massa e coloque na frigideira. Aperte bem e deixe cozinhar bastante, até tostar. Vire e toste do outro lado. Se tudo der certo, e vai, você vai comer a casquinha de batata tostada e a batata cozida com queijo.

Para incrementar, o que a imaginação (e a geladeira) mandar.

4 pensamentos sobre “fritada de batata

  1. Perfeito! Adoro estas tortilhas. É sempre uma boa saída quando não se tem muito tempo e na geladeira se tem aquelas sobrinhas: uma cebola solitária, um tomatinho, a batata companheira, além é claro dos verdinhos que sempre nos acompanham e embelezam a gaveta dos vegetais. Ótima receita Karina.

  2. Costumo dizer que Batata e coco são os curingas…..tudo que faz com eles fica gostosooo. “Até eu” acerto fazer alguma coisa gostosa com eles…..rsrsrsrmais vale a pena copiar a receita.Assim acerto em cheio.bjsJoelma

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s