sem categoria

sorvete da vó dinah

E a lombriga começou a crescer quando encontrei essa receita no blog da Dadivosa. Sempre tive vontade de fazer sorvete em casa. Mas, como não tenho sorveteira — nem grana para pensar em comprar uma — a idéia nunca passava de um lampejo. Então, imaginem minha felicidade quando descobri que poderia fazer essa delícia sem o bendito aparato. Para quem está pensando em abraçar a idéia, lá vai a receita, toda explicadinha, como só a Dadivosa sabe fazer.

SORVETE DA VÓ DINAH

Ingredientes
• 6 ovos (clara e gema separadas)
• 1 lata de leite condensado
• 2 vezes a mesma medida da lata de leite integral
• 1 lata de creme de leite
• 6 colheres de sopa rasas de açúcar
• 4 colheres de sopa cheias de achocolatado em pó
• 2 colheres de sopa de água

Modo de preparo
Vamos começar pelo creme, que tem alguns segredinhos. Passe as gemas na peneira, para que o creme não fique com gosto e cheiro de ovo. Junte o leite condensado e o leite. Mexa muito bem para incorporar todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, para engrossar. Não deixe ferver, pois a gema pode talhar a mistura. O ideal é que o creme fique como um mingau, mas com o cuidado de não deixar ferver. Reserve e deixe esfriar.

Enquanto o creme esfria, bata as claras em neve, adicione o açúcar aos poucos e misture. Quando o suspiro estiver pronto, junte o creme de leite sem soro, misturando bem. Uma dica valiosa da Dadivosa: para retirar o soro do creme de leite, abra a lata (sem sacudir, mexer ou virar muito), enfie uma faca entre o creme e a parede da lata para deixar o ar entrar e, ainda com a faca ali dentro, incline a lata para deixar escorrer o soro. Agora, junte o creme de gemas ao suspiro. Mexa delicadamente para homogeneizar.

Misture o achocolatado com a água e, com a ajuda de uma colher, espalhe em uma forma de buraco no meio. Pode deixar o restante no fundo da forma. Cubra a forma com uma folha de papel alumínio e leve ao congelador de um dia para o outro.

Em seu blog, Dadivosa explica que a receita rende muito. E rende mesmo! Aqui ainda deu para fazer quatro porções individuais, que foram devoradas algumas horas depois, enquanto eu assistia a um filme durante a madrugada + uma forma média.

Para desenformar, deixe em temperatura ambiente por 10 ou 15 minutos e passe uma faca rente à forma (se ainda estiver congelado, umedeça um pano de prato com água quente e envolva o fundo e os lados da forma por um minutinho), desenforme e corte em fatias para servir.

Acredito que seja uma sobremesa para comer em uma tacada só, mas aqui ainda sobrou e eu voltei o prato ao freezer para comer o restante no dia seguinte.

Anúncios

8 pensamentos sobre “sorvete da vó dinah

  1. Ha , meu marido nao deixa eu comprar uma maquina de sorvete, diz que vai ter o mesmo fim da maquina de pao, na gaveta …rrsrsrs e tem razao mesmo.Adorei a receita , vou fazerbeijos

  2. Mariacarambola, ficou um espetáculo o seu sorvete da vó! Você não imagina como fico feliz quando alguém experimenta e gosta das receitas que compartilho no Dadivosa. É sobremesa de domingo, pra comer de uma tacada só quando tem mais gente, né?Estou de cozinha nova, com pouquíssimos apetrechos. Acredito que dá sim para fazer muita comida boa sem tantos aparados. Um beijo e obrigada por contar como ficou ;***

  3. Oi, nossa nem me diga eu também não tenho uma sorceteira e sempre vi receitas que deixavam loucas de vontade, mas adorei a sua alternativa, vou com certeza testa-la.beijinhos

  4. Comida de vó, ainda consegue ser mais espcial que comida de mãe. Quem teve uma avó que sabia ou ainda sabe preparar delícias, sabe do que estou falando. Pode ser algo bem simples ou mais elaborado como esse sorvete espetacular da vó dinah. Se tem dedo de vó, pode ter certeza que é tudo de bom.A mariacarambola deixo um beijo pela feliz ideia de postar essa receita especial e com ela homenagear a todas as “vós” do planeta…

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s