sem categoria

gourmet experience – baião de dois

Com um menu bem brasileiro, o chef Carlos Ribeiro — do restaurante Na Cozinha — comandou no início do mês, em São Paulo, o Gourmet Experience, uma mistura de jantar com curso de culinária. Nós, que não fomos convidados para o delicioso evento, podemos seguir as dicas do chef e preparar em casa o baião de dois, a moqueca com caldo de tucupi e jambu, a rabada com pirão e o nhoque com ragu de galinha e quiabos. Todas as receitas servem dez pessoas, exceto a rabada, que pode ser feita para quatro. Taí uma oportunidade para experimentar as delícias da nossa terra, que é tão abençoada.

baião de dois para dez

foto: acervo pessoal do chef

ingredientes
• 1 kg de feijão cozido em água e sal
• 1 kg de arroz cozido
• 2 cebolas picadinhas
• 1 pimentão verde, vermelho e amarelo picados em cubos
• 4 tomates picados sem pele e sementes
• 4 dentes de alho picados
• coentro a gosto
• queijo coalho em cubos
• óleo o quanto baste
• 10 pedaços de filé-mignon
• sal e pimenta a gosto
• 30g de amendoim triturado

modo de preparo
Na panela, coloque 4 colheres de sopa de óleo, a cebola, o alho, os pimentões e os tomates, refogue por 8 minutos sem deixar amolecer e reserve . Junte o queijo de coalho, misture o arroz, o feijão e o coentro, reserve. Em outra panela, coloque um pouco de óleo e sele o filé temperado com sal e pimenta. Para servir, coloque o baião no prato, o filé mignon em cima e polvile com o amendoim triturado (você pode substituir o amendoim por castanha de caju).

5 pensamentos sobre “gourmet experience – baião de dois

  1. Uia! Confesso que nunca preparei um baião de dois e achava que fosse mais complicado. Gostei e já está na minha lista de receitas que preciso preparar, só que o daqui de casa também vai sem pimentão não que eu não goste, gosto e muito, já o marido não pode nem com o cheiro do pimentão 8(BeijosNeide Onita neide.onita@uol.com.br

  2. Esse é bem diferente do que costumava comer no nordeste, o de lá leva carne seca e linguiça daquelas fininhas e defumadas, vou tentar fazer a sua receita, parece-me muito fácil e menos calórica.Mas será que o gosto não fica menos aderidos aos ingredientes por terem sido preparados em separados?O que aprendi quando estive a viver no nordeste o preparo é todo junto intercalando por ordem é claro mas a faze de cozer é junto.Bjs o seu blog é maravilhoso.Adoro tudo principalmente as receitas fáceis (adoro cozinha mas detesto ter excessos de ingredientes e complicações)

  3. Oi Rita, estou sempre a testar novas receitas, de preferência as fáceis. Uma pena que não consigo — e nem tenho paciência — para fotografar tudo. Adoro baião de dois, mas raramente preparo em casa. Gosto mesmo é de comer num restaurante nordestino perto de casa, feito da forma tradicional.. delícia. Depois me conta como foi a sua experiência. Beijos e obrigada pela visita.

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s