sem categoria

cupcakes

Maria Luiza em férias é uma delícia. Ontem foi dia de fazer muffins — ou cupcakes, os famosos bolinhos norte-americanos. Adaptamos uma receita da Nigella, e ainda usamos geléia de morango e chantilly. Tudo feito a quatro mãos. E sabe o que é ainda melhor do que cozinhar com a filhota? É descobrir que a brincadeira pode ser fácil e gostosa. Para cozinhar com crianças é importante fugir de receitas difíceis, mais elaboradas. Procure escolher algo que não faça muita bagunça, pois a gente chega cansada do trabalho e quer mesmo aproveitar a folia e não perder tempo lavando louça.

cupcakes de chocolate, morango e chantilly

ingredientes
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
125g de açúcar
2 ovos
125g de farinha de trigo
1 colher de sopa de chocolate em pó
1/2 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de geléia de morango
200ml de chantilly Bungë
confeitos para decorar

você ainda vai precisar de forminhas de papel para assar os bolinhos e bico de confeitar.

modo de preparo
Pré-aqueça o forno (200ºC) e prepare a assadeira onde vai assar os bolinhos. Na batedeira, junte a manteiga e o açúcar. Bata bem até virar um creme esbranquiçado, cerca de quatro minutos. Junte o açúcar e siga batendo. Acrescente os ovos, um a um. Peneire a farinha, o chocolate e o fermento. Misture e acrescente, aos poucos, na tigela da batedeira. Junte, aos poucos, o leite, para que fique com consistência para “pingar” a massa nas forminhas. Asse por dez minutos ou até que, ao enfiar um palito na massa, ele saia limpo. Espere esfriar para confeitar.

Enquanto os bolinhos assam, prepare a geléia e o chantilly. Para a geléia, se ela for muito grossa, junte 1 colher de sopa de água e leve ao fogo. Espere esfriar para utilizar. Já o chantilly, costumo comprar a embalagem de 1 litro da marca Bungë, que é ótimo, não precisa colocar açúcar, não é muito doce e tem consistência perfeita. Como uso apenas 200ml de cada vez, separo o restante em copos de requeijão (aqueles que tem tampa) e guardo no congelador. Dura uns quatro meses. É só preparar de acordo com a embalagem.

Vamos ao que interessa: coloque a geléia em um saco de confeitar, seguro num ângulo de 90º e fure o centro do cupcake. Vá apertando o saco e preenchendo os bolinhos, um a um, com a geléia. Depois é só escolher um bico legal e decorar com o chantilly e os confeitos. Se você não tem saco de confeitar, não se preocupe. Basta abrir uma tampinha nos bolinhos com uma faca, colocar a geléia com uma colher e tampar. Depois, pegue o chantilly com uma colher de sopa e alise a superfície antes de decorar com os confeitos.

Rende aproximadamente 18 bolinhos. Minha forma de cupcakes tem apenas 12 buracos. Quando eles acabam de assar transfiro imediatamente para uma grade e asso os outros.

Anúncios

8 pensamentos sobre “cupcakes

  1. OI, Q SAUDADEVOU FAZER ESSA RECEITA COM AS CRIANÇASEXPERIMENTEI UMA RECEITA DO LIVRO,FICOU TUDO DE BOM, JÁ TA NA FILA DE POSTAGEMSÓ VOU TER Q INVENTAR OUTRA COBERTURA, PQ CHANTILLY AQUI SÓ NOS NOSSOS SONHOS!!1KKKKKBEIJO QUERIDATENHA UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA

  2. Os seus cupcakes estão maravilhosos, filhota!Tirou fotos do “evento culinário”?Beijocas saudosas.Mom

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s