receitas

bolo de chocolate com morangos

bolo de chocolate com morangos e dona Maria Luiza se esbaldando no chocolate

O que mais gosto, ao cozinhar em casa, é de ter Maria Luiza por perto. Ela fuça, pergunta, arrasta cadeiras de um lado para o outro e pede para ajudar. Às vezes, destrói alguma coisinha ou toma um banho de farinha, mas acho que é normal e a gente cai na risada. O “dia de bolo” geralmente acontece aos domingos, quando tenho folga do trabalho. Os preparativos começam na véspera, quando verificamos a lista de ingredientes para saber se temos tudo na dispensa. À noite, ela sempre diz: “mãe, vamos dormir para fazer bolo amanhã”. Vamos à receita…

ingredientes
• 6 ovos
• 6 colheres de sopa de açúcar
• 6 colheres de sopa de farinha de trigo
• 3 colheres de chocolate em pó
• 1 colher de sopa de fermento
• 1 colher de sopa de margarina sem sal
• 1 lata de leite condensado
• 2 caixinhas de morangos frescos
• 3 colheres de sopa de açúcar
• 1 lata de creme de leite
• 300g de chocolate

modo de preparo
Duas horas antes ou de um dia para o outro, lave bem os morangos, retire o cabinho, seque e pique em pedaços miúdos. Não esqueça de reservar alguns para decorar. Coloque o morango picado e as 3 colheres de açúcar em um recipiente e deixe ali, para soltar a calda com que o bolo será regado.

Para o bolo, unte o fundo de uma assadeira redonda (20cm) e ligue o forno a 200ºC. Uma amiga ensinou a não untar as laterais, assim o bolo não desaba para dentro. Comece pelo pão-de-ló: coloque os ovos na batedeira e bata por cinco minutos. Junte o açúcar (peneirado), aos poucos. Bata por mais dez minutos, até que vire um creme esbranquiçado e triplique de volume. Enquanto isso, peneire a farinha de trigo, o chocolate e o fermento em uma tigelinha. Desligue a batedeira e incorpore delicadamente a mistura de farinha+chocolate+fermento aos ovos batidos. Coloque na assadeira e leve para assar. Demora de 20 a 25 minutos, depende do forno. Fique de olho, espete um palito e ele deve sair limpo. Ou dê tapinhas em cima da massa para saber se está firme. Espere amornar para desenformar.

Enquanto o bolo assa, prepare o recheio, que é um brigadeiro branco. Na panela, junte o leite condensado e a margarina. Leve ao fogo baixo e mexa sempre, até aparecer o fundo da panela. Desligue o fogo e junte 1/3 do creme de leite. Mexa bem até incorporar. Reserve e espere esfriar.

montagem
Desenforme o bolo e corte ao meio, no sentido horizontal. Coloque um disco na assadeira onde foi assado e regue com metade da calda que formou no recipiente de açúcar e morango. Coloque o brigadeiro branco, distribua os morangos picadinhos e cubra com outro disco. Regue o segundo disco e leve para gelar por pelo menos 1 hora. Depois, desenforme no prato de servir e prepare o chocolate: pique grosseiramente e leve ao fogo para derreter em banho-maria (ou micro-ondas). Quando estiver liso, retire do fogo e junte o restante do creme de leite. Mexa bem até incorporar. Finalmente, cubra o bolo e enfeite com os morangos reservados.

21 pensamentos sobre “bolo de chocolate com morangos

  1. estou tendo delírios…só pode ser isso…rsrsrs….que bolo mais maravilhoso menina….parabens viu…esta de encher os olhos….imagino o sabor dele…..vai para minha listinha….e Maria Luiza então….esta me saindo uma excelente cake designer….rsrsrsUm beijão e ótima semana.

  2. Minha caraEstou agora sendo sua fã de carteirinha, adorei o blog e já copiei um monte de receitas. Tb tenho uma filhota de 7anos, que me cobra sempre de fazer bolinhos com ela. Tive até vergonha de ver como a Maria Luiza fica a vontade na sua cozinha, vou deixar de ser chata e rabugenta e vou testar fazer os bolinhos. Abraço e obrigada por compartilhar com outros os seus dons. bjs Elizabete.

  3. Oi esqueci de dizer que sua filhota é muito linda e amei a sua outra paixão que são essas fotografias maravilhosas.

  4. Qu bolo lindo! Olha só minha filha se chama Luíza, amo este nome e meu filho, Pedro Henrique de três anos adora ajudar também a fazer bolo e a fazer sujeira.rsbeijos

  5. Eu mesma vou fazer esse bolo para a minha festa de aniversario de 21 anos. E tenho certeza q os meus amigos vao adora.

  6. Olá Karina! adoro seu blog sempre dou uma espiadinha. sobre o bolo de morango com chocolate, que tamanho de forma você usou?! e como vc recheou o bolo? devo colocar um plástico dentro da forma e rechear o bolo ali mesmo?! vou fazer esse bolo para umas 15 pessoas. Não quero errar! se puder me dar umas dicas agradeço.

    abraço.

    • Renata, tudo bem? Usei uma forma de 20 cm. Não sei, acho que você pode usar uma forma maior, porque 15 pessoas são 15 pessoas, rs. Mas não tem segredo, para uma forma maior, 30 cm por exemplo, usaria 8 ou 9 ovos. E você aumenta tudo na proporção, 8 cs farinha, 8 cs açúcar. Também calcule mais no recheio.

      Não costumo usar plástico, não. Desenformo o bolo, corto e depois volto ele para a mesma forma, não precisa nem lavar. Coloque uma cama, recheie, a outra, aí por diante. Dá pra fazer duas ou três camadas. Mas para ele ficar mais firme, durinho para desenformar, costumo deixar de um dia para o outro na geladeira, coberto com papel-alumínio.

      Qualquer coisa me mande um e-mail. Beijão

  7. Oi Karina, tudo bem? Resolvi fazer meu próprio bolo de aniversário e esse só de olhar já me dá água na boca. Como nao tenho muita prática culinária e nenhuma experiencia confeiteira, fiquei com dúvidas a respeito da quantidade de farinha. Sao só seis colheres de sopa mesmo? Quanto tempo ele deve ficar montado antes de servido?
    Adorei o blog.

    • Oi flor, é isso mesmo. Para um bolo maior, é só aumentar a quantidade de farinha, açúcar e ovos na mesma proporção. É sempre igual, 10 ovos, 10 colheres de açúcar e 10 colheres de farinha… e assim por diante. Eu monto sempre de um dia para o outro. Faço a massa, o recheio, espero a massa esfriar, desenformo, coloco de volta na forma já com o recheio e vai para a geladeira. No dia seguinte, desenformo novamente e faço a cobertura.. já fiz de manhã para servir à noite e já servi imediatamente após cobrir.. não deu diferença. Beijão

    • Karina, o bolo foi um sucesso. Todos queriam saber onde comprei. Pode? Bom, agora vou tentar outras receitas. Obrigada pelo suporte. Continue postando as tuas delícias e ajudando os leigos a “causar” com as tuas delícias. Valeu!

  8. Olá Karina, prazer em conhecer você, sua filhinha e seu maravilhoso blog.
    Obrigada por dividir conosco essas maravilhas de receitas, estou conhecendo o blog hoje e já estou encantada com tanta coisa boa, rs..
    O que me trouxe até você foi esse explendoroso bolo de chocolate com morangos, sem palavras quanto a essa receita.!
    Parabéns pelo trabalho e dedicação para conosco, pois vi que você é muito atenciosa em responder as dúvidas dos leitores.
    Receba um abraço carinhoso,
    Viviane

    • Oi Viviane, fiquei muito feliz ao ler seu comentário. Esse retorno é muito bom, saber que as pessoas estão lendo, estão gostando, estão preparando as receitas que coloco aqui. Adoro! Beijão

  9. Pingback: 50 receitas de bolos | mariacarambola

  10. Olá Karina, confesso que estive olhando algumas receitas deste tipo de bolo e me encantei com a praticidade de sua receita e a simplicidade dos ingredientes, ou seja, pratico para qualquer pessoa fazer. Vou fazer esta receita neste sábado para domingo para a festinha do meu filhote Arthur que completara 2 aninhos. Depois comento sobre a repercussão da receita, prometo! Bjs e obrigada por compartilhar de seu conhecimento culinário, que Deus te conceda a cada dia mais e mais sabedoria, conhecimento e entendimento nesta area.

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

