sem categoria

bolo de cenoura

Delicinha de bolo de cenoura. Não troco esta receita por nada

Preparar este bolo não poderia ser mais fácil: bata tudo no liquidificador, coloque para assar durante 40 minutos, faça a calda e está pronto. Mas não pense que chegar até aqui foi fácil. Minha história com bolos de cenoura vem de muitos, muitos anos. Ainda adolescente, testei várias receitas e não acertava. Troquei a farinha, troquei o açúcar, troquei o fermento. Troquei até a assadeira. Como nada disso foi suficiente, resolvi trocar também o fogão. Aceitei o fato de que bolos de cenoura não são pra mim. Mas as coisas mudaram. Há alguns sábados, Maria Luiza estava se preparando para passar o dia na casa da minha cunhada quando pediu para eu fazer um bolo de cenoura para levar. Dei uma googleada e encontrei esta receita. E deu certo. Fiquei tão feliz que fiz várias vezes.

ingredientes
• 1/2 xícara de óleo
• 3 cenouras médias raladas
• 4 ovos
• 2 xícaras de açúcar
• 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
• 1 colher de sopa de fermento em pó

cobertura
• 1 colher de sopa de de manteiga
• 3 colheres de sopa de chocolate em pó ou achocolatado
• 1 xícara de açúcar
• 1 colher de sopa de leite

modo de preparo
Unte uma assadeira de 22 cm e preaqueça o forno. Coloque a cenoura (cortadinha ou ralada), o óleo, o açúcar e os ovos no copo do liquidificador. Bata bem até desmanchar a cenoura. Em outro recipiente, peneire a farinha de trigo e o fermento em pó. Junte o conteúdo do liquidificador à farinha e mexa bem com uma colher de pau. Coloque na assadeira e leva ao forno por 40 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Espere amornar, desenforme e coloque no prato de servir.

Preparar a calda é muito fácil: junte todos os ingredientes, exceto o leite. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Se você quiser a casquinha mais dura, acrescente 1 colher de sopa de leite. Caso queira mais mole, coloquei mais 2 colheres de leite. Dica: cubra o bolo com a calda imediatamente, pois ela endurece rápido.

O segredo é espalhar a calda bem rápido, antes que endureça

14 pensamentos sobre “bolo de cenoura

  1. sei exatamente o que vc “sente” sobre o bolo de cenoura! Já testei vários.. uns solaram, outros ficaram com gosto horrível… mas até que fiz um e ficou uma delícia! Estou até com receio de preparar de novo e ficar ruim! :) Bjo, Glauhttp://blogquitandoca.blogspot.com/2009/10/bolo-de-cenoura-supimpa.html

  2. eu também tive esse problema….mas desconfio eu, que nas minhas tentativas frustradas, o problema era a quantidade e o tamanho da cenoura.quando colocava muita cenoura, virava um pudim.o seu, com essa cobertura durinha está delicioso.bjs

  3. Amo bolo de cenoura, especialmente o da minha mom que fica soladinho hahaha, ela diz q coloca mta cenoura, mas como eu e ela gostamos assim erradinho ela faz hahahaBoa Segunda!MiquilissssBru

  4. sou doida por bolo de cenoura…..mas nunca me arrisco em fazer….mas essa sua receita esta irresistivel….e o rostinho da Luiza é a prova de que realmente ficou delicioso..vou testar e te contobeijão querida

  5. Ai que delícia!! Gosto demais de bolo de cenoura mas também já tive meus problemas com a massa. Hoje em dia bato apenas os ovos ,o óleo e a cenoura no liquidificador e misturo aos secos com a ajuda de fouet. Dessa forma consigo obter uma massa fofinha.Bjs.Ale Dias

  6. Oiiiii maria Carambola….teu site está cheio de novis hein…eu amooooooooooooooo esse bolo…hmmmm acho que farei ele esse FDS a galera aqui em casa gosta muito tambem…obs com essa menininha fofuxinha ficou o maximoooooooooooooo kkkkkkkkkk!!!!!

  7. Tenho interesse na aquisiçao de uma lancheira e uma mochilete: Charlie e Lola.Para menino. Só tenho encontrado mochila cor de rosa, sera que vc tem algo diferente ?Aguardo resposta com urgencia.

  8. Nao tentei fazer o bolo ainda pois nao sei a que temperatura assar! Alguem pode me ajudar!? Obrigada, Edina F.

  9. Pingback: bolo de cenoura « mariacarambola

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

