sem categoria

bolo musse de maracujá

Férias deixam uma saudade danada, mas não conseguiria viver sem a boa e velha rotina. Descansar é uma delicia, mas semana passada as coisas finalmente voltaram ao normal. Maria Luiza foi para a nova escola (e adorou), já estou trabalhando e a vontade de retomar antigos hábitos também resolveu aparecer. Nem lembrava da última vez que encostei a barriga no fogão. Inspirada neste tópico da comunidade Culinária – Receitas, do Orkut, criado pela Izabel do blog Canal do Sabor, preparei uma nova versão do bolo mousse de maracujá. Ficou ótimo e espero que vocês façam em casa. É prática, fácil de fazer, acaba rapidinho e todos elogiam. Você vai precisar uma receita de pão-de-ló, forma de aro removível ou assadeira de fundo falso (27cm) e alguns minutinhos. Esta foi a primeira vez que abri mão da minha receita de pão-de-ló de estimação e fiz a indicada no fórum (que leva água).

bolo mousse de maracujá

bolo mousse de maracujá

ingredientes do pão-de-ló
• 3 ovos inteiros
• 1 xícaras de açúcar
• 1 xícaras de farinha de trigo
• 1/2 xícara de água
• 1 colher (chá) de essência de baunilha
• 1 colher (sopa) de fermento em pó (rasa)
• 1/2 copo de guaraná para regar

modo de preparo
Na batedeira, junte os ovos, o açúcar e a água. Bata bem até ficar clarinho. É interessante peneirar a gema para que o pão-de-ló não fique com cheiro de ovo. Acrescente a essência de baunilha. Enquanto bate, peneire a farinha de trigo e o fermento. Depois, com a batedeira desligada, junte a mistura de farinha e fermento e mexa delicadamente. Coloque em assadeira untada e leve ao forno preaquecido por 25 minutos ou até que enfiando um palito, ele saia limpo. Desenforme ainda morno e espere esfriar para rechear.

ingredientes da mousse
• 1 lata de leite condensado
• 1 lata de creme de leite
• 1 envelope de pó para refresco sabor maracujá ou 1 copo de suco concentrado de maracujá
• 1/2 envelope de gelatina incolor sem sabor

modo de preparo
Prepare a mousse somente quando o bolo estiver pronto e frio. Foi a primeira vez que substitui o suco concentrado por pó para refresco e deu supercerto, gostei do resultado. Bata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 5 minutos. Misture bem com uma espátula. Hidrate a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e junte a mousse. Bata mais um pouco e está pronta.

ingredientes da cobertura
• 250g de preparo para Chantilly

ingredientes da calda
• 1 polpa de maracujá bem maduro
• 2 colheres de sopa de açúcar

modo de preparo
Leve ao fogo até levantar fervura. Espere esfriar para usar.

montagem
Coloque o bolo na forma de aro removível ou assadeira de fundo. Regue com o guaraná. Espalhe a mousse de maracujá e nivele com uma espátula. Leve a geladeira por 20 minutos. Use o chantilly de sua preferência. Cubra todo o bolo e faça movimentos aleatórios (de pico) com uma colher. Espalhe a calda e sirva.

nota
Gosto do chantilly Bünge, que é vendido em embalagem tetra pak de 1 litro. Como já disse aqui várias vezes, congelo copos de 200 ml e sempre dá supercerto. Nunca tinha congelado o chantilly pronto e resolvi experimentar uma sobra que estava no freezer. E, em vez de cobrir todo o bolo, fiz apenas alguns enfeites com o saco de confeitar.

bolo mousse de maracujá

Anúncios

19 pensamentos sobre “bolo musse de maracujá

  1. Que bolo maravilhoso! Adoro maracujá. Morei em uma época, no interior, em uma casa onde tínhamos um maravilhoso pé de maracujá, que cresceu sobre uma laranjeira, cobrindo-a de flores, mais tarde de frutos deliciosos, que refrescavam as tardes quentes do Paraná.

  2. Pingback: 50 receitas de bolos | mariacarambola

    • Oi Rose, tudo bem? Como o bolo é feito só com três ovos, fica bem baixinho, praticamente um disco de massa — não precisa cortar ao meio. E pode, sim, usar o creme de leite em lata, é só tirar o soro. Um abraço e espero que você goste. Beijão

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s