sem categoria

cake pop ou bolo no palito

bolo no palito - cake pops

Semana passada fui nocauteada pelo mosquito da dengue. Meus dias foram entre a cama e o hospital, pra onde ia praticamente arrastada. Computador, nem pensar! Por isso, a demora em postar a receita do bolo de palito, os cake pops. A execução é fácil.

Fiz um pão-de-ló de chocolate e esperei esfriar. Recrutei Maria Luiza para esmigalhar o bolo, misturar os outros ingredientes e fazer as bolinhas. Até aí foi tudo lindo e fácil. Enquanto as bolinhas endureciam na geladeira, derreti o chocolate (escolhi o fracionado por não ter muita familiaridade com o preparo de chocolate, choque térmico, essas coisas). Banhar foi mais difícil. Tentei espetar as bolinhas no palito, mas fica muito pesado e elas soltam. Depois, finalmente consegui com a ajuda de uma colher. Mas tem de espetar o palito e colocar os confeitos bem rápido, antes que endureça. No fim, confesso que foi meio cansativo. Eles ficam bonitos, mas o gosto é de bolo amassado mesmo.

ingredientes
• 5 ovos
• 5 colheres (sopa) de açúcar
• 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 1 colher (sopa) de fermento em pó
• 180g de Nutella
• 200g de creme de leite
• 300g de chocolate ao leite fracionado
• palitos para sorvete

modo de preparo
Em um recipiente seco, peneire a farinha, o chocolate e o fermento. Reserve. Bata os ovos na batedeira de 5 a 10 minutos. Junte o açúcar aos poucos e continue batendo por 5 minutos. Desligue a batedeira e junte os ingredientes secos aos poucos, mexendo delicadamente. Coloque em assadeira untada (27 cm) e leve ao forno preaquecido a 280ºC por 20 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Desenforme ainda morno e espere esfriar.

Quando o pão-de-ló esfriar completamente, esfarele com as mãos ou com a ajuda de um garfo. Vá acrescentando o creme de leite (uma caixinha) e a Nutella (usei o pote inteiro). No fim, tem de botar a mão na massa. Misture com as mãos e faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro. Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga ou alumínio e leve à geladeira por alguns instantes, apenas para endurecer.

Enquanto isso, prepare o chocolate. Pique com uma faca e coloque em uma tigela de vidro. Derreta no micro-ondas ou banho-maria. Cuidado para não molhar o chocolate. Com a ajuda de duas colheres, banhe as bolinhas no chocolate, dê batidinhas para retirar o excesso, espete o palito e leve para secar em um pedaço de isopor. Joguei os confeitos antes de endurecer e leve um pouquinho para a geladeira para firmar.

Caso não tenha o isopor, coloque as bolinhas na assadeira com papel-manteiga ou alumínio. Fiz algumas assim e não acho que comprometa o formato. Também fiz algumas sem palito e servi em forminhas de papel.

Peça ajuda às crianças e mãos na massa. Aqui, Maria Luiza ajudou a esfarelar o pão-de-ló. O próximo passo é juntar o creme de leite e o Nutella.

Peça ajuda às crianças e mãos na massa. Aqui, Maria Luiza ajudou a esfarelar o pão-de-ló. O próximo passo é juntar o creme de leite e o Nutella.

Dona pequena a-do-rou fazer as bolinhas com a massa. Aproveite para separar os palitos e confeitos para decorar. O último passo é banhar as bolinhas. Achei mais fácil com a ajuda de uma colher.

Dona pequena a-do-rou fazer as bolinhas com a massa. Aproveite para separar os palitos e confeitos para decorar. O último passo é banhar as bolinhas. Achei mais fácil com a ajuda de uma colher.

Photobucket
A modelete faz caras e bocas com a bolinha. Tentei usar uma caixa de sapatos para secar os palitos (não tente fazer isso em casa, ehehehe). E as bolinhas prontas. Bonitas, mas não tão gostosas.

9 pensamentos sobre “cake pop ou bolo no palito

  1. Karina, que pena que vc não gostou tanto do sabor dos bolinhos! Eu já estava me vendo esmigalhando uma receita de pão de mel pra tentar fazer assim…rsrsMesmo assim, ficaram lindos, e a sous-chef é um escândalo de linda!Beijo

  2. Oi Karina!Adoro ver sua filhinha nas fotos! ela é muito linda!!!!!!!!!!!!!Quanto as bolinhas – são fofas demais…- e me agrada muito a idéia de fazê-las com as meninas. Mesmo não sendo tão gostosas, elas irão adorar… Vale à pena né?!bjos querida, desejo boa recuperação pra você! Se cuida!Chris da Chria

  3. Bom, lindo e facílimo de fazer… Tudo na vida… Muito boa idéia!!! E fazer com as crianças então…bjDani

  4. Maria Luiza vai longe.Também quero ir mais longe e participar do sorteio dos livros amanhã, viu ?Beijo grande da Ana. P.S.: Já fiz esse tal de bolo no palito num dia das crianças, mas ficou horrorildo, embora gostoso.

  5. KARINA, A MINHA CAÇULA É CARINA E A MIS VELHA É MARIA LUIZA, CONHECIDENCIAS A PARTE FIZ O BOLO NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DELAS, E FEZ MUITO SUCESSO, SÓ QUE FIZ NA CASQUINHA(COMO BRIGADEIRO)POSTEI FOTOS NO MEU BLOG http://epubliquese.blogspot.comO SEU FICOU MAIS BONITO, MAS AS MENINAS ADORARAM FAZER E ISSO VALE MUITO NÉ!

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s