sem categoria

churros

churros com doce de leite, uma delícia

Adoro procurar receitas nos blogs de comer. Quero saber sobre a opinião das amigas, ver a marca dos ingredientes que elas usam e, acima de tudo, descobrir de antemão o que pode dar certo ou errado na hora de preparar o prato. Não tenho vergonha de falar que passo horas pulando de blog em blog antes de fazer uma receita. Minha primeira experiência com churros caseiros não foi diferente. Para começar, foi difícil escolher a receita: com ovos, sem ovos, com leite, sem leite, com água, sem água, ufa… é de dar nó na cachola. Fiquei mesmo com uma receita sem ovos, mas senta que lá vem história…

Há pouco mais de um mês, Maria Luiza descobriu essa delícia e não fala em outra coisa. Semana passada tive de ir atrás de churros na frente do Parque Balneário só para matar a vontade da pequena — acho que era o único carrinho aberto depois das 21h de uma segunda-feira. Na ponta dos pés, ela estava concentrada enquanto o moço preparava a massa. De repente, virou pra mim e disse: “mãe, olha como o “churreiro” faz para você fazer pra mim em casa”.

Não deu outra. Insistiu tanto que peguei me armei com meu bico pitanga e fui para a cozinha. O problema é que não tenho saco de confeitar e improvisei um com sacos plásticos, desses grossos, que a gente compra pra embalar comida. Se dá certo com chantilly, por que não daria com massa de churros, né?!?! Né, não, a massa de churros é muito espessa. Era colocar no saco, apertar e bumm, o saco estourava. Tentei três vezes e desisti. Embrulhei a massa em filme plástico e guardei na geladeira. No dia seguinte, fui a uma loja de R$ 1,99 e comprei meu kit churros por R$ 4,99. Parecido com uma bisnaga desta aqui, você só precisa colocar a massa, empurrar e pronto. Ficam iguais aos vendidos na rua. Sem contar que ainda tem um bico injetor que dá para colocar o doce de leite lá dentro.

ingredientes
• 2 xícaras de água
• 2 colheres (sopa) bem cheias de margarina
• 1 pitada de sal
• 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
• óleo para fritar
• açúcar e canela para polvilhar
• doce de leite (uso o aviação)

modo de preparo
Leve ao fogo uma panela com a água e a margarina. Quando levantar fervura, coloque a pitadinha de sal e diminua a chama do fogão. Prepare uma colher de pau e acrescente toda a farinha, de uma só vez. Mexa bem até incorporar. É como massa de coxinha ou carolinas, você pensa que não vira, mas vira.. deixe no fogo por dois minutos, mexendo sempre, até virar uma massa bonita, homogênia, lisinha. Reserve até esfriar.

Se for usar a bisnaguinha para tirar os churros, siga as instruções da embalagem (coloque a massa, empurre o cilindro, corte os churros e leve à frigideira). Mas você pode tentar com o saco de confeitar. Não deu certo aqui, mas vá saber…

algumas observações
• use uma panela alta para fritar
• ao fritar, calcule quantidade de óleo suficiente para cobrir os churros
• nada de tentar tirar os churros direto no óleo quente
• frite três por vez, pois eles tendem a ficar juntos e grudam
• se não for passar no açúcar/canela, acrescente açúcar na massa
• sirva com doce de leite ou chocolate quente

4 pensamentos sobre “churros

  1. Oi Karina! Nunca pensei que esses churros pudessem ser feitos em casa! Eles são um pouquinho calóricos, mas são deliciosos, fazer o que? Muito legal, dá vontade de experimentar…Abraços!

  2. Também passo horas em sites e blogs vendo receitas e escolhendo… as vezes pego duas ou tres e testo para ver qual fica melhor… e esse churrus parece delicioso… eu também amo essa coisinha super calorica… rsrsrs

  3. Poxa, fui louca para comer o churros e descubro que não deu por conta do saco plástico e agora vejo esse post com a foto!!A pergunta é… guardou o meu?Huummmmmmm…. parece estar ótimo!Beijos,Thyrsi

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

