sem categoria

batatinhas express

batatinha fácil na panela de pressão

Este é o tipo de receita que a gente aprende e prepara a vida toda. As batatinhas express são feitas com batatas do tipo bolinha, daquelas que a gente encontra em redinhas na feira ou supermercado. Como a casca é bem fina, basta lavar em água corrente, secar muito bem e cozinhar. Ficam prontas em 15 minutos e são deliciosas. Ótimo para acompanhar carne/frango e servir com arroz e salada. Vi na comunidade Culinária – Receitas, no orkut — vale a pena ler o tópico completo, que tem mais dicas, fotos e uma discussão sobre os cuidados com a panela de pressão. A receita original sugere usar caldo de picanha em pó, mas prefiro Fondor Maggi — e acho que dá para preparar com qualquer tempero em pó, então use o de sua preferência.

ingredientes
• 1 kg de batatas do tipo bolinha
• 2 colheres de sopa de Fondor Maggi
• 1 fio de azeite

modo de preparo
Lave e seque bem as batatas — o barato da receita é que as batatas ficam bem sequinhas, então enxugue uma a uma para não juntar água. Coloque-as na panela de pressão, regue com um fio de azeite e junte o tempero. Mexa bem para incorporar e leve ao fogo médio. Quando a panela começar a pegar pressão, conte 12 minutos e desligue. Durante este tempo, mexa a panela para as batatas mudarem de lugar, caso contrário elas só queimarão de um lado. Não tenha medo e, como o preparo é rápido, não custa ficar ao lado do fogo balançando a panela para que as batatas não queimem. Espere um pouco para abrir e não coloque água na tampa para a pressão sair mais rápido. Vá tirando a pressão da válvula com a mão. Dá para colocar mais tempero, como cheiro verde, alho, cebola, aí fica a critério de cada um.

6 pensamentos sobre “batatinhas express

  1. OMG, amo amo amo essas batatinhas!!! heaheh… Costumo chamar de batatinhas de casamento pq aqui no interior quando eu era pequena era muito comum junto com churrasco nos casórios hahehaeh… penas que hoje não é mais, acho uma delícia!Obrigada pela nova versão!

  2. Jotta/RosleyÉ ou não é receita pra vida?!?! rs. Obrigada pela visita, beijos.Chris LuchiniMenina, minha mãe ainda faz uma batata bem parecida com as de casamento. Minha família toda é do interior e morro de saudades daquelas festas no sítio que duravam dois ou três dias. Chegávamos dois dias antes, os homens ajudavam a preparar a carne. Mulheres conversavam e preparavam quitutes. Delícia. Beijos e obrigada pela visita.

  3. Olá Karina tudo bem? Estas batatinhas parecem ótimas! Vou te passar uma receitinha, se gostar faça, vc vai amar. Cozinhe a batata (não deixe desmanchar). Reserve. Em uma panela grande, coloque 2 colheres(sopa) de margarina, 2 cenouras raladas no ralo grosso, cheiro-verde, 1 cebola grande picada, orégano, 1 xicara (chá) de azeite, 1 xicara (chá ) de vinagre e sal. Deixe tudo ferver, junte as batatas, e mexa delicadamente, até vc perceber que deu uma murchada.Sirva numa travessa forrada com alface cortada ben fininha.Espero que goste. Bjos. Marali

  4. Menina, fiquei com água na boca. Vou fazer amanhã mesmo, pois gostaram tanto dessa batata, mas tanto, que compraram já quatro redinhas.. nem sei o que vou fazer com tanto carboidrato, rs.

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s