sem categoria

pavê dois brigadeiros + café

pave dois brigadeiros com café

Sabe quando uma receita te persegue? Foi mais o menos o que aconteceu com esse pavê de brigadeiro — que resolvi chamar de pavê dois brigadeiros + café. Primeiro, recebi a sugestão por e-mail, via mailing do Café Pilão Intenso. Depois, vagando entre um blog e outro, fui parar aqui. Vou te contar uma coisa: receita em vídeo faz uma baita diferença. E, como sou fã do chef Andre Boccato, não pensei duas vezes antes de preparar esta sobremesa para o almoço de domingo. Algumas dicas:

1) a receita original (logo abaixo) sugere quatro latas de leite condensado. Como o tamanho da minha travessa é pequeno (24x15x5), usei apenas três.

2) não tente fazer o brigadeiro em panela pequena. Aprendi da forma mais difícil que, mesmo no fogo baixo, a mistura sobe e derrama no fogão.

3) troquei o brigadeiro branco por beijinho e a bolacha champagne por biscoito maisena — sorry chef, mas tive de usar os ingredientes da despensa.

4) confesso que fiquei assustada quando li 4 latas de leite condensado, pois não gosto de sobremesas muito doces. Por isso, usar chocolate em pó (o meu é do Padre) faz toda a diferença. Achocolatados do tipo Nescau e Toddy têm muito açúcar.

5) na foto original, o pavê foi montado individualmente e exclusivamente para produzir a imagem. Não pense que você vai conseguir fazer a receita em um refratário grande e servir quadradinho, bonitinho. Se prestar atenção, você vai reparar que nem no vídeo o prato ficou desse jeito. Acho que dá para fazer tranquilamente em formas individuais, ramequins ou taças, sei lá, mas a graça do brigadeiro está em servir na hora, a colheiradas, não!?!?

ingredientes
• 4 latas de leite condensado
• 1 xícara de Café Pilão Intenso
• 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 3 colheres (sopa) de leite em pó
• 4 colheres (sopa) de margarina sem sal
• 1/2 xícara de água
• 1/2 xícara de rum
• 1 colher (sopa) de açúcar
• 1/2 pacote de biscoito champagne
• raspas de chocolate para decorar

modo de preparo
Para o brigadeiro de chocolate: em uma panela, junte 2 latas de leite condensado, o café, o chocolate em pó e 2 colheres (sopa) de margarina. Leve ao fogo, mexendo sempre, até o ponto de brigadeiro para enrolar. Como é uma receita rápida e, geralmente, preparada na véspera, vale ficar ao lado da panela, mexendo sempre, para não correr o risco de queimar. Unte um refratário com margarina e despeje o brigadeiro. Espalhe com a colher para cobrir todo o fundo da travessa.
Em outro recipiente, junte a água, o rum e o açúcar. Molhe os biscoitos nesta calda e coloque, lado a lado, sobre o brigadeiro escuro.

Agora, prepare o brigadeiro branco: em uma panela, coloque as 2 latas restantes do leite condensado, 2 colheres (sopa) de margarina e o leite em pó. Leve ao fogo e mexa até atingir o ponto de enrolar. Fique esperta porque o brigadeiro branco chega ao ponto mais rápido. Despeje sobre os biscoitos.

Espere esfriar e leve à geladeira. Antes de servir, decore com raspas de chocolate. Rende 8 porções e fica pronto em 1 hora + o tempo de geladeira.

Anúncios

10 pensamentos sobre “pavê dois brigadeiros + café

  1. Fátima, a Mariana vai adorar a receita. Se você tivesse netinhos, então, seria uma festa na hora de servir. As crianças aqui ficaram alvoroçadas com o “brigadeiro gigante”.Rita, #ficaadica para preparar no próximo domingo. É rapidinho e fácil. BeijãoMaura, é delicioso mesmo. superindicado para quem não está nem aí para dietas, rs. Ana, senti o drama é naquele pudim com redução de maracujá.. tô anotando a receita. Bjos

  2. Sobrou?? pq o pedaço que eu comi n deu pra nada…quero maissssssss!Na próxima coloca mais brigadeiro de chocolate do que o brigadeiro branco…acho que fica melhor!beijosssss

  3. passando para conheçer o seu cantinho e resolvi nao sair mais pq é tudo divino, parabéns.. estou te seguindo para nao perder nadinha…bjs

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s