receitas

polvo fácil

O almoço de domingo vai ser na casa da minha mãe. Vou levar arroz de polvo, preparar as postas de bacalhau que ela comprou e fazer uma sangria. A bebida fica pronta em alguns minutos, não dá trabalho — isso porque coloco todo mundo para descascar abacaxi e picar frutas. O bacalhau é dessalgado e bem fácil de preparar, mas ainda não sei qual receita seguir (o do ano-novo foi feito meio no olho, meio na sorte). O bom do polvo é que dá pra deixar praticamente pronto. E este post é sobre isso, sobre a facilidade de preparar polvo.

A gente olha aquela coisa crua, fedida, meio nojenta e acha que nunca vai conseguir transformar “aquilo” em algo gostoso. Eu comia sempre em restaurantes, algumas vezes na casa de amigos, até que resolvi deixar a preguiça — e o preconceito — de lado, andar até o mercado de peixes e procurar um vídeo sobre o assunto no youtube — aliás, santo youtube. Assisti a vários vídeos, mas o mais bacana e completo foi o do Alexandre Mitre (logo abaixo). Ele ensina a limpar, preparar e até a cortar sushimi do bichinho. Sem contar que ainda dá várias dicas sobre preparo e congelamento etc.

Uma coisa que a gente precisa saber sobre polvos antes de comprar é que eles perdem muito do seu tamanho. Se for preparar um prato para três ou mais pessoas, melhor escolher dos graúdos ou levar mais de um.

Outra coisa, o Alexandre (do vídeo), ensina a limpar o bichinho, mas se você tem um peixeiro bacana, peça a ele para limpar. No mercado de peixe da Ponta da Praia todos os vendedores fazem isso e não cobram pelo serviço, mas é legal deixar uma gorjeta, principalmente se ele arredondar o total da compra para baixo.

Em casa, coloque o polvo no escorredor de macarrão e lave em água corrente. Eu olho tentáculo por tentáculo para ver se as ventosas estão limpinhas. Se elas estiverem escuras, é só colocar embaixo d’água e passar o dedo. A sujeira sai com facilidade.

E o legal é aproveitar a viagem para comprar a mais para congelar. Assim, quando a vontade bater, você sempre vai ter um pacotinho de polvo pronto no freezer.

Amanhã conto mais sobre o preparo do arroz e do bacalhau.

6 pensamentos sobre “polvo fácil

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s