livros/receitas

aromatização de azeites

Aromatizados Gallo

Vamos combinar que temperar a comidinha nossa de cada dia com azeite é bem gostoso e, de quebra, saudável. Fica melhor ainda quando aromas e toques especiais se juntam à experiência. O chef Carlos Madeira, do azeite Gallo, ensina misturas que provocam o paladar e dão um bem bolado na cozinha. Para saber mais sobre o assunto, recomendo o livro Azeites Aromatizados: Faça Você Mesmo. Logo nas primeiras páginas você aprende um pouco sobre a história do óleo de oliva e os diferentes tipos de azeites. Depois, claro, receitas com ingredientes que a gente tem em casa e uma aula de harmonização. Ainda não tenho esse livro, mas já folheei e está na minha lista de cobiçados.

Azeite com manjericão
Aqueça 250 ml de azeite de oliva Gallo em fogo bem baixinho até levantar fervura. Apague a chama e coloque as folhas de um ramo bem fresquinho de manjericão — de preferência daquele que se cultiva na cozinha ou dos que a gente pega emprestado no jardim do vizinho. Deixe esfriar completamente. Misture tudo no liquidificador ou mixer. Passe em peneira bem fininha e guarde em frasco de vidro.

Aí, minha gente, é só soltar a imaginação. Dá para trocar o manjericão por alecrim e até linguiça calabresa. Substitua as folhinhas de manjericão por ramos de alecrim fresco ou 100g de linguiça bem picadinha. O modo de preparo é o mesmo.

Anúncios

12 pensamentos sobre “aromatização de azeites

  1. Oie o livro que vc recomendou esta em promoção no site da coquelux hoje por R$17,00. Aproveite!

  2. Karina, essa sugestão com linguiça calabresa deve ficar ótima. Tem um senhor que vende linguiças, aqui na Vila Mariana, maravilhosas. Vou deixar o link, quando vier por essas bandas não deixe de conhecer. Além de ser um produto diferenciado.. Ele é uma figura vale a pena um dedo de prosa. Ele mesmo, o Sr. Gijo, prepara artesanalmente essas iguarias há nada menos que 63 anos: http://www.gijolinguica.com.br/index.htm
    Beijocas, Adriana.

  3. Ei Karina! Tinha visto seu post no feed, mas ainda não tinha dado tempo de entrar aqui. Fiz o de alecrim e ficou maravilhoso! Bjs, Cynthia.

      • Nossa, eu uso em tanta coisa: salada, massa, pizza, mas a minha preferência para azeites aromatizados é só com um boa ciabatta mesmo. Corto em tiras e molho no azeite. Gosto também de comer o pão com tomate seco e azeite por cima! Bjão.

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s