receitas

bolo paçoca

E não é que o post do Bolo Paçoca, da Amor aos Pedaços, foi um dos mais visitados deste mês. É claro que não tenho a receita — e ninguém da doceria vai ligar e me contar. Mas me viro no improviso e saiu um genérico na minha cozinha. A história começou assim: quarta-feira, dia de final de Libertadores, chego em casa pensando na cerveja gelada e nos petiscos. Porque mereço, não porque sou corinthiana. Fui revisar a agenda da filhota e encontrei o bilhete da professora. “Mamãe, amanhã teremos um lanche diferente, favor mandar um prato de doce junino e um litro de suco”. Depois de xingar horrores em pensamento, porque recado assim não é pra mandar de um dia para o outro, resolvi tentar o tal bolo paçoca. Corri ao supermercado, comprei os ingredientes (paçoquita Santa Helena e uma barra de chocolate) e fui para a beira do fogão. No fim de semana teve repeteco, porque o pessoal de casa ficou aguado.

bolo pacoca - primeira e segunda tentativas

bolo pacoca - primeira e segunda tentativas

bolo pacoca - primeira e segunda tentativas

ingredientes do pão-de-ló
• 5 ovos
• 5 colheres (sopa) de açúcar
• 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 1 colher (sopa) de fermento
• margarina para untar a forma

modo de preparo
Preaqueça o forno a 200°C e unte a assadeira. Usei uma redonda de 26 cm de diâmetro com papel manteiga no fundo. Separe os ingredientes e deixe à mão. No bowl da batedeira, bata os ovos até que dobrem de volume, mais ou menos cinco minutos — eles vão se transformar em um lindo creme esbranquiçado. Junte as colheradas de açúcar, uma a uma, e continue batendo por mais cinco minutos. Deixe a batedeira trabalhar sozinha e aproveite para peneirar o restante dos ingredientes: a farinha, o chocolate e o fermento. Nesta receita, não usei o chocolate em pó. Fiz um bolo branco e troquei o chocolate em pó por uma dose generosa da minha essência de baunilha. Desligue a batedeira, retire o bowl e acrescente os ingredientes secos aos poucos, mexendo com um fouet (ou uma colher), de baixo para cima, com delicadeza. A massa fica superleve, linda e cheirosa. Despeje na assadeira e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Desligue o forno e deixe a assadeira lá dentro. Enquanto a massa esfria, faça o creme de paçoca.

ingredientes do creme
• 2 latas de leite condensado
• 1 lata de creme de leite (só será usada no fim)
• 1 lata de leite (a mesma lata do leite condensado)
• 1 colher (sopa) de amido de milho
• 5 paçoquinhas esmigalhadas (+ 3 ou 4 para enfeitar)
• 50g de manteiga
• 2 gemas

modo de preparo
Dissolva o amido de milho no leite, junte todos os outros ingredientes (exceto o creme de leite) e leve ao fogo médio, misturando sempre. Quando começar a engrossar — vai engrossar, pode acreditar — cozinhe por mais cinco minutos ou até ver o fundo da panela. Reserve e deixe esfriar. O creme de leite só entra mesmo na hora em que você for montar o bolo.

montagem
Desenforme o bolo, corte duas fatias na horizontal com a ajuda de uma faca de pão. Coloque uma das fatias de volta na assadeira e regue com uma calda feita com leite e açúcar. Geralmente uso meia xícara de leite em cada fatia, para ele ficar bem molhadinho, mas você pode usar outra mistura, como guaraná ou um licor de sua preferência. Agora, coloque aquela lata de creme de leite no creme e misture para ficar bem homogêneo. Recheie o bolo com metade do creme. Cubra com a outra fatia de massa, regue com o restante do leite, cubra com filme plástico e leve à geladeira até a hora de desenformar. Geralmente faço de um dia para o outro, pois na geladeira o bolo fica firme para cobrir no outro dia, assim não corre o risco de “despencar”. E não resseca, não, porque você vai regar bem com a calda. Mas também já fiz às pressas, para cobrir e servir na mesma hora, dispensando o tempo de geladeira. Sem problema, deu certo. Voltando: desenforme o bolo no prato de servir, cubra com o restante do creme e alise com uma faca. Esmigalhe mais algumas paçoquitas e coloque sobre o bolo.

algumas dicas
Também fica bacana colocar uns fios de chocolate. Comprei uma barra de 180g, quebrei metade em um refratário e levei ao micro-ondas por 30 segundos. Quando derreteu, coloquei aleatoriamente sobre a paçoca, com uma colher mesmo. Aí, é só usar a imaginação. Dá para quebrar pé-de-moleque no recheio para ficar crocante. E também fica legal fazer algumas bandeirolas com papel colorido, colar num barbante e prender com palito de churrasco sobre o bolo.

bolo pacoca - primeira e segunda tentativas

bolo pacoca - primeira e segunda tentativas

Anúncios

15 pensamentos sobre “bolo paçoca

  1. Menina, mas o que é isso! Parece ficar delicioso esse bolo!
    Vou fazer domingo e te conto na íntegra como ficou, rs.
    Obrigada por elaborar mais uma delícia prá gente.
    Obs. Acho que preciso também agradecer a professora da sua filhinha, rs…..De qualquer modo ela contribuiu para que essa receita surgisse, não é mesmo? KKk..
    Beijinho carinhoso,
    Vivi

    • Verdade, Vivi. A “culpa” é toda da professora, kkk. Também vou fazer para o lanche de amanhã, assim dá pra fotografar o bolo fatiado. Em todo caso, quando fizer, me conte como ficou. Beijão.

  2. Concordo com a Viviane. Nada como uma mãozinha pra gente ir pro fogão..rs
    Tá com uma cara maravilhosa! Vou experimentar! Bjão.

    • Isa, querida, domingo fiz mais uma assadeira desse bolo e inclui sua sugestão. Quebrei pé-de-moleque no recheio e um bocadinho na cobertura. Ficou maravilhoso! Beijão

  3. Uau!!! Que visão maravilhosa! Parabéns pela receita, parece que está divino, vou fazer!! Pensei que fosse só eu que xingava em pensamento kkkkk, na escola da minha filha são trabalhos e colagens pro dia seguinte….Como assim? Me dê pelo menos 1 semana…kkk!!! Bj e parabéns

  4. Pingback: 50 receitas de bolos | mariacarambola

  5. Pingback: RECEITA IRRESISTÍVEL DE BOLO DE PAÇOCA COM PÉ DE MOLEQUE |

  6. Pingback: 5 dicas para fazer festa junina em casa | mariacarambola

  7. Estava procurando uma receita de bolo de paçoca e dei de cara com essa!! Ameiii!Minha dúvida é a receita da massa!!!Só aquilo de ingredientes???rs E o bolo cresce bem??? Minha filha quer que eu faça de aniversario para ela….medo de errar!!!rs Depois eu conto@ bjo

    • Oi Sol, o bolo cresce bem, sim… o segredo é seguir certinho o passo a passo. Você tem que bater os ovos por bastante tempo, ele dobra ou triplica de tamanho. Depois, juntar os outros ingredientes aos poucos e mexendo delicadamente. Mas, olha, nada impede que você faça uma massa como está acostumada a fazer, caso se sinta mais à vontade. Um beijão e volta para contar como foi.

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s