receitas

dia da pizza

pizza quatro queijos umami

Meio difícil de acreditar, mas a galera de São Paulo consome 1 milhão de pizzas por dia. Isso só na capital. A informação é da Associação Pizzarias Unidas. Imagine se colocarmos uma ao lado da outra… faça as contas, mais ou menos 30 cm cada uma. Aff, é pizza que não acaba mais. Aqui, uma receita de Pizza Quatro Queijos do Comitê Umami Brasil, um grupo criado para discutir temas relacionados ao quinto gosto básico do paladar humano, o Umami. E logo abaixo, umas tesouras bacanas que encontrei no Amazon — só assim pra parar de brigar com o cortador e despedaçar a redonda ao tirar os pedaços.

ingredientes da massa
• 1 tablete de fermento biológico (15 g)
• 1/2 colher (sopa) de açúcar
• 1/2 xícara de água morna
• 1 xícara de leite morno
• 2 colheres (sopa) de óleo
• 1/2 colher (sopa) de sal
• 4 xícaras de farinha de trigo
• 1/2 xícara de polpa de tomate

ingredientes do recheio
• 200g de muçarela ralada
• 60g de queijo gorgonzola picado
• 1 bisnaga de requeijão culinário (250 g)
• 80g de queijo parmesão ralado grosso

modo de preparo
• Coloque o fermento e o açúcar em uma tigela e mexa até dissolver.
• Junte a água, o leite, o óleo e o sal. Misture bem.
• Acrescente a farinha de trigo aos poucos.
• Sove até obter uma massa lisa e homogênea.
• Acrescente mais água se a massa ficar dura ou farinha, caso fique mole.
• O ponto ideal da massa é quando ela solta da mão e parece uma massa elástica.
• Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 1 hora, ou até dobrar de volume.
• Eu faço o teste da bolinha: retiro um pedacinho de massa, faço uma bolinha e coloco em copo com água. Quando boiar é sinal que a massa está pronta para abrir.
• Abra a massa em dois discos de mais ou menos 30 cm de diâmetro.
• Espalhe metade da polpa de tomate em cada um.
• Leve-os ao forno médio, preaquecido a 180°C, por 10 minutos.
• Após esse tempo, retire do forno e distribua os queijos entre os dois discos.
• Coloque-os de volta ao forno quente por mais 10 minutos ou até que a muçarela derreta.

utensílios para pizza

Anúncios

13 pensamentos sobre “dia da pizza

  1. Veio em uma hora perfeita! Estava pensando em fazer pizza hj! Eu ainda prefiro o velho cortador de pizza, mas a tesoura é bem prática! Bjão!

    • Cynthia, o nosso dia de comer pizza é sexta-feira. Geralmente chego tarde do trabalho e já tem a bendita em casa. Quando não, pego no caminho. E nunca experimentei a tesoura, não. Mas disseram aí nos comentários que ela é mais prática. Talvez seja questão de costume. Beijão

  2. Engraçado..tava no login do email particular e apareceu o do blog..rs..já tá até viciado..

  3. Olá Karina, vc deu uma passadinha no meu blog, deixou um comentário carinhoso, e vim te conhecer. Menina!!! cada delicia que encontrei aqui, adorei o bolo paçoca, a massa dessa pizza, final de semana taí, e adoro a blogsfera pois nos dá chance de topar com muita gente boa e seus blogs deliciosos. Como o seu. Voltarei mais vezes, com toda certeza
    Uma dúvida: Não tem como te seguir? Não achei onde rsrs. Estou levando seu link. Bjos. Obrigada viu?
    Josy

    • Que honra ver você por aqui. Sou sua fã. Acho que aqui no wordpress não dá pra seguir, não. Mas tem como assinar e receber os posts por e-mail. E vamos de pizza no fim de semana… beijos

  4. Genteee…por favor me ajudem, onde posso comprar esta tesoura de cortar pizza??? meu marido esta maluco atras de uma. Quem souber me de um toque. Obrigada, bjs

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s