curiosidades

o bolo do meu aniversário

Neste ano, que juntamos forças na cozinha para preparar um jantar japonês e comemorar o meu aniversário, o bolo foi assim: pequeno, barato e pronto. Da Massas Giani, que fica na Rua Alexandre Martins. Juro que estava delicinha!

o bolo do meu aniversário

14 pensamentos sobre “o bolo do meu aniversário

    • Menina, eu não dou muita sorte com sorvete sem sorveteira, rs. Mas podemos tentar. Vou procurar inspiração e te aviso. Beijo

    • Então você foi o escolhido para me ensinar a fazer comida japonesa. O nosso jantar foi marromeno, daquele jeito que a gente faz em casa e não liga se a comida ficar meio feinha, kkkk. Fizemos sunomono, robata de filé mignon e de meca, temaki, yakissoba, sashimi. Faltou mesmo o sushi, pois não conseguimos enrolar, rs. Uma ideia: você poderia sugerir um cardápio completo para uma noite japonesa. Quem sabe vira um post.

      • Ihhh, de repente você manja mais do que eu!!! Tu não é japa não né? Olhin puxado meio que tem!! kkkkk

        Não faltou nada não! Teve até bastante coisa aí no teu jantar.

        Aqui a coisa é bem mais simplificada, quando é temaki, é só temaki, um festival de temaki onde cada um faz o seu, é super divertido e o melhor, dá pouco trabalho.

        Japa JAPA nunca faz sushi, no maximo os enrolados mas os com peixe em cima(nigirizushi) é raro. Aqui no Brasil deve ter mais gente que faz esse tipo de sushi em casa do que lá no Japão. O sashimi você corta e acabou, guarda na geladeira até a hora de servir, já no sushi é mais complicado, o manuseio é muito maior e aumenta o risco de contaminação, leva muito tempo e cansa muito e pra piorar, com a “bela” qualidade dos nossos peixes, qualquer bobeada é arriscado alguém parar no hospital. Tenho quase certeza que os peixes que são vendidos para sashimi aqui no Brasil não serveriam pro mesmo uso lá no Japão.

        pra você ter uma idéia, lá no Japão, os sushis com peixe cru vendidos prontos em lojas de conveniência, tem um prazo de validade de algumas horas. Aqui, você vai a noite no Pão de acúcar e consegue comprar uma bandeja de sushi que foi feito no final da tarde, com validade até o dia seguinte.

        Então é isso, quando japa quer comer sushi, ou pede delivery ou vai num SUSHIYA(casa de sushi) e quando quer fazer em casa, ou faz temaki ou os enrolados mas mesmo assim sem usar peixe cru, ou um tal de chirashizushi(tirashizushi) que seria basicamente um sushi “desmontado”.

        Se quiser detalhes de como fazer um festival de temaki é só falar. Acho que os temakis e um mishoshiru seriam o suficiente para uma reuniãozinha com os amigos.

        Depois te passo a receita de uma costelinha que é de comer de joelhos, rs, e muuito, mas muiiito fácil de fazer. Gosta?

        Como é o yakisoba que você faz?

        Ah, e passa a receita do teu arroz de sushi!

        abs

        • Ufa, cansei, mas vou responder tudim, tudim…

          Não sou japa, não. Aprendi o arroz de sushi aqui https://www.youtube.com/watch?v=lmvr4iVk9oM, mas hoje já faço meio no olho. O nosso jantar foi para comemorar o meu aniversário e ia ser na casa do meu irmão, mas ficou aqui em casa mesmo, porque dá preguiça só de pensar no trabalho para transportar tudo.

          Comprei salmão inteiro e o cara da peixaria limpou e tirou a pele. Também levei uma posta de meca pra fazer a robata. No fim, gastei R$ 61 em peixe, incluindo os R$ 5 de caixinha do peixeiro. Sempre compro no mercado de peixe na ponta da praia, mas vou te falar que é meio na sorte. Não faço a mínima ideia do dia em que eles recebem o peixe.

          Sobre as bandejinhas do Pão de Açúcar, não tenho muita coragem de comprar. Mas vai que tá ali, lado a lado na qualidade, com os peixes do mercadão, ehehehehe.

          Depois te passo o yakissoba, mas também é meio no olho.

          NÓS AMAMOS COSTELINHA. Quero a receita, sim, claro, com certeza.

          Abraço

  1. Essa receita é de um chef japa que deu uma resumida em várias receitas da culinária japonesa.

    Cara!! Sem brincadeira, além de ser FACÍLIMA de fazer, é MUITO, MUITO BOA!!

    INGREDIENTES
    1~1,5kg de costelinha de porco
    180ml de shoyu
    180ml de vinagre
    180ml de água
    100~120g de açúcar ou equivalente em adoçante para culinária.

    Não precisa se preocupar muito com as medidas, para facilitar, pode ser 1 xicara dos líquidos e um pouco mais que meia xícara do açúcar.

    PREPARO
    Misturar todos os líquidos e o açucar numa panela e levar ao fogo até ferver, colocar a carne e deixar em fogo médio/baixo com a tampa semi-aberta, mexendo de vez em quando para toda carne ficar em contato com a mistura, cozinhar até ficar bem corado, acredito que demore mais que 40 minutos.

    Opcional- gengibre ralado ou tiras finas a gosto.
    Na hora de servir, pega bem uma salsinha picadinha por cima, mas bonito mesmo fica um ciboulette bem cortadinho.

    Se fizer de véspera, deixe esfriar e leve a geladeira e depois descarte toda gordura que acumular na parte de cima.

    Sou meio pão duro e quando a costelinha é grande, peço pra cortarem ao meio antes de separarem, aí, quem comeria 2 pedaços, de repente se contenta com 1 e 1/2.

    Essa receita aceita, carne de frango, bovina e também peixe.

    É fácil ou não é? Nem uma gota de óleo e ainda dá pra descartar bastante gordura da carne, e tá sabendo né? Se você diminuir 25% de algum ingrediente, seja sal, açucar ou gordura é considerado light. Como acredito que 25% seja demais, mesmo assim é “quase” light. kkk

    Espero que goste!

    abs

    • Kozinheiro,

      “Quase light” foi demais! Ri alto. Meu marido adora costelinha, do tipo que para na vitrine do açougue e fica admirando a carne, kkkkk. Já imprimi a receita e vamos fazer depois da Páscoa. Deve render até um post. Beijão e obrigada pelas dicas.

  2. Pootz, eu tenho a leva impressão que além de render um tópico, ainda vai ficar entre os TOP 10 do teu blog!! rs

    Se teu marido gosta de comida agridoce, vai se amarrar nessa costelinha.

    Olha só alguns comentários do pessoal de um fórum onde postei a receita.

    “Poutz!!! A costelinha do Kozinheiro ficou sensacional!!!!
    Só sobrou osssinho liso por aqui…. burp!!”

    “Também fiquei com vontade!
    E não ficamos na vontade!
    Fizemos!
    Ficou show!”

    “Eu fiz tb…
    Cozinhei por umas 2 horas, ficou molinho desmanchando na boca.
    Receita aprovada!
    Como é sempre bom ter alguma coisa verde na refeição, abri uma heineken”

    “O marido fez hj…bão demais hein!
    Nossa! Não, foi uns 40 minutos mesmo!O osso desgrudou da carne e a carne tava derretendo!

    E até hoje, essas foram as únicas 4 pessoas que fizeram e disseram :)

    • Então espera só até o fim de abril. Ele vai viajar na quinta-feira e tá numa correria doida. Mas quando voltar já falou para o meu irmão que vai preparar a sua receita, rs. De qual fórum você participar?

      Abraço

  3. KKK, é um fórum de fotografia! Brfoto, mas posso dizer que só participo de um tópico maluco do off-topics. Você fechou O lojinha? Não sobrou nenhuma camerazinha da NIKON?

    • Ah, entendi. Também gosto de fotografia e de vez em quando estou lá no forum lendo alguns tópicos. Fechei, sim. Não sobrou nada, nem tempo. Pra falar a verdade dava muito trabalho, rs.

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s