sem categoria

carolinas ou bombas (éclairs)

massa de carolina saindo do forno

carolina com recheio de doce de leite e cobertura de chocolate

Sempre tive vontade de fazer carolinas, mas me rendia à padaria por achar que seria complicado demais. Que nada!!! Foi bem mais fácil do que eu imaginava. A inspiração (e coragem) veio do blog do Vitor Hugo (o Prato Fundo), que me encantou com seus profiteroles. Mexi um pouquinho na receita da massa, mas até que saiu direitinho. O recheio foi improvisado, algumas levaram um tanto de doce de leite, outras foram recheadas com sorvete de creme. O único problema aconteceu ao abrir os ovos. Tive de aprender — da forma mais difícil — que devo quebrá-los, um a um, em outro recipiente. A receita pede 6 ovos, que são incorporados à massa quase no fim do preparo, quando abri o quinto… Surpresa! Estava estragado.

ingredientes da massa
• 2 xícaras de água
• 100g de manteiga
• 1 pitada de sal
• 1 pitada de áçúcar
• 2 xícaras de farinha de trigo
• 6 ovos (usei apenas cinco)

modo de preparo
Em um panela, junte a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Leve ao fogo até ferver. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e junte a farinha de uma só vez. Mexa bem até a massa desgrudar do fundo da panela (aproximadamente 30 segundos). Desligue o fogo e junte os ovos, um a um, e misture bem até incorporar à massa. Unte duas assadeiras ou use papel manteiga para a massa não grudar. Com o auxílio de uma colher de sopa, pegue bolinhas da massa e coloque-as na assadeira. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos ou até que as carolinhas fiquem bem tostadinhas (marrons, caramelo escuro).

Dica 1: com esta mesma massa e com o auxílio de um bico de confeitar você pode fazer bombas de chocolate ou creme, basta fazer umas “minhoquinhas” na assadeira, ehehe.
Dica 2: Para rechear, você pode fazer um creme, usar sorvete ou doce de leite.
Dica 3: Derreta 100g de chocolate meio-amargo em banho-maria, junte duas ou três colheres de leite e espalhe o chocolate por cima das carolinhas prontas, ficam deliciosas.

Anúncios

8 pensamentos sobre “carolinas ou bombas (éclairs)

  1. Recheado com sorvete vira profiteroles que foi, durante anos, minha sobremesa favorita. Nunca me aventurei a fazer mas até que você me estimulou.Mas na última vez que eu comi esta sobremesa, num restaurante em SP, as carolinas tinham sido congeladas já recheadas, com o sorvete dentro, e estavam uma pedra e sem nenhuma graça. Para servir tem que ter a manha de rechear as carolinas antes de serem servidas. Assim é que fica bom.Boa semana,C.

  2. Ficaram lindas!! Sabe que esse lance dos ovos é terrivel mesmo, eu também já passei por isso.www.saboresdalica.blogspot.com

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s