sem categoria

enroladinho de salsicha

Estava com vontade de preparar esse doguinho — enroladinho de salsicha — há algum tempo, desde que experimentei na casa de uma amiga. Procurei por receitas na rede e adaptei várias (por que faço isso?) até chegar a esse resultado. Maria Luiza tinha de levar um prato de salgado à escola e foi a desculpa perfeita. Depois, no fim de semana, assei novamente para o pessoal de casa experimentar.

enroladinho de salsicha

ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
1 envelope de fermento para pão
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 colher (sobremesa) de sal
3 colheres (sopa) de óleo
2 ovos
1 xícara de leite
1/2 quilo de salsicha
1 gema (para pincelar)

modo de preparo
Com um garfo, misture o açúcar, o sal, o óleo, os ovos e o leite. Em outro recipiente, misture a farinha de trigo e o fermento. Aos poucos, vá juntando os ingredientes secos aos outros. Mexa com o garfo e se prepare para colocar a mão na massa. Amasse, amasse, amasse e vá colocando farinha aos poucos, até soltar da mão. Transfira para uma superfície limpa, seca e enfarinhada e sove bem. Coloque a massa em uma tigela e cubra com filme plástico ou pano de prato limpo. Deixe descansar durante 40 minutos. Enquanto isso, corte a salsicha ao meio (dividi em três para fazer porções menores) e leve ao fogo em uma panela com água, quando ferver, escorra. Faço esse processo duas ou três vezes, até sair toda aquela água de salsicha. Com a ajuda de um rolo, abra a massa. Enrole os salgadinhos, coloque em assadeira untada com margarina e leve ao forno preaquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até ficar douradinho. Quanto aos formatos, você pode fazer de três formas:

enroladinho de salsicha

enroladinho de salsicha

1) Com o auxílio de um copo, xícara ou cortador, corte a massa em círculo. Pegue uma salsicha e envolva a massa, de forma que a massa abrace a salsicha. Junte as duas pontas e coloque em uma assadeira — untada com margarina — com as pontas viradas para baixo, para não ter perigo de abrir.

2) Corte tirinhas da massa, de 2×15 cm, e vá enrolando na salsicha (assim eu acho que fica melhor).

3) Ou corte a massa em triângulo, com a ajuda de uma faca, coloque a salsicha na base e enrole como se fosse um croissant.

Rende de 50 a 70 salgadinhos.

43 pensamentos sobre “enroladinho de salsicha

  1. Eu adoro esses enroladinhos de salchicha, as vezes ate faco com massa folhada comprada,rapidinho. Vou testar sua massa esta com um aspeto otimoBjs

  2. Que belezinhas este doguinhos. Amei ver de novo estas belezuras pois faz tempo que eu fui num aniversário e que me serviram um desses.Sabe que eu acho que vou tentar fazer para a festa da minha filha. Grande idéia.C.

  3. Ola…A Receita é ótima e fica uma delicia…Tenho 2 filhos um menino de 9 anos e uma menina de 3 anos…é uma ótima opção de lanche…Parabéns…sua receita já foi para o meu caderno de receitas…Um Grande abraço!Gracielli

  4. Acabei de pegar a receita vou fazer amanhã.Tô confiando em vc hein! rsMas pelo aspecto estão ótimos. Muito obrigada. Bjinhos!Gerdiane, rio de janeiro

  5. Adorei essa receita, Karina! Já tinha feito anteriormente e repeti a dose para um piquenique na escola do meu filho. Deu super certo e não sobrou nada! Ele ficou chateado pois todos quiseram experimentar e não conseguiu comer mais!Obrigada pela receita!Publiquei no meu blog hoje com os devidos créditos! Beijocas!

  6. gostaria de saber se tem algum problema congelar os enroladinhos ja assados….to pensando em fazer pra festa de aniversario do meu sobrinho… mas como tem outras coisas pra serem feitas to pensando em fazer antes e congela-los…e depois esquentá-los no forninho eletrico…sera que dá certo?

    • Anônima, faz o seguinte: asse os doguinhos, deixe esfriar bem, mas ESFRIAR BEM MESMO. Coloque-os em um recipiente bem tampado e leve ao freezer. Se você tiver aqueles saquinhos para congelar a vácuo, melhor. No dia da festa você deixa descongelar em temperatura ambiente e coloca no forno médio para esquentar.

  7. Karina, acabei de fazer o enroladinho de salsicha. Que maravilha de massa… macia e saborosíssima!!!!!
    Só fiquei com uma dúvida: o fermento que comprei vem em tabletes, e não em envelopes. Usei dois deles na receita. Acho que deu certo…
    Bjs e obrigada!
    P.S.: Acho que vou tentar fazer o bolo de morango agora… rss

    • Que delícia, se desse para mandar alguns pra cá, rs. Então, a substituição do fermento fresco pelo seco costuma ser 3×1. Você usa 10g do seco para cada 30g do fresco. Beijão e dê notícias do bolo de morangos.

  8. Bom dia… acabei de tirar do forno…guria ficou maravilhoso!!…muito fácil de fazer, ficou igualzinho a foto que vc postou aí em cima!!Obrigada pela receitinha ,legal mesmo!!Grande abraço

      • Eu vou tentar fazer pro aniversário do meu marido, mas vou fazer desse jeitinho, pois tenho receio de que não fique bom. Ai na proxima tento com molho! Obrigada!! Beijão.

  9. Olá !!!!! essa receita parece bem macia !!!!! Preciso fazer para o aniversário da minha filha, mas vou congelar e estou perdida com o termo pré-assar rsrsrs…. Devo assar completamente, deixar esfriar e congelar ???? Li certa vez que o salgado com fermento biológico deve ser levado ao forno somente para ativar o crescimento da massa, e a massa terminaria de assar no seu descongelamento….!!!! Ajuda eu rsrsrs…. por favor….

Gostou deste post? Deixe sua opinião. Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s